Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Governador deverá decretar lockdown total em SC

Situação crítica se agravou ainda mais nas últimas horas; Medida será a partir das 23h desta sexta-feira (26) e até as 6h de segunda-feira (1º)

Durou mais de cinco horas a reunião do Grupo Gestor do Governo com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e os secretários da Fazenda, Casa Civil, Saúde e Procuradoria Geral do Estado para a decisão de decreto de lockdown total no Estado neste fim de semana.

Município de Xanxerê está em colapso na saúde com a superlotação dos leitos – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/NDMunicípio de Xanxerê está em colapso na saúde com a superlotação dos leitos – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação/ND

Ao fim da reunião, que começou às 16h desta quinta-feira (25) na Casa da Agronômica, o governador Carlos Moisés decidiu decretar lockdown total em Santa Catarina a partir das 23h desta sexta-feira (26) e até às 6h de segunda-feira (1º).

As mesmas restrições rigorosas vão ocorrer no primeiro fim de semana de março, entre os dias 6 e 8. O decreto deverá ser o mais rigoroso, repetindo o fechamento total de março de 2020.

A partir daquele horário, são restabelecidas as mesmas medidas restritivas atualmente em vigor. O mesmo decreto deverá valer também para o primeiro fim de semana de março.

A reunião teve a participação dos membros do Grupo Gestor. O secretário André Motta Ribeiro participou remotamente de Brasília.

O governo ficou entre a cruz e a espada, entre a preservação de vidas e a proteção da economia.  Optou por poupar vidas humanas.

Os dados sobre avanço explosivo da Covid-19 assustaram as autoridades do governo. Os números são realmente impactantes. Em apenas duas semanas o aumento de infectados de 70% dos casos em Santa Catarina.

Os internamentos também assumiram proporções inimagináveis, com mais de 900 pacientes em hospitais, dos quais 780 em UTIS do SUS e os demais em unidades particulares.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.