Governo de SC deve anunciar novo decreto de combate à pandemia neste domingo

Novas medidas restritivas, vacinação e mapa de risco da Covid-19 no Estado pautaram a 1ª reunião da secretária de Saúde Carmen Zanotto, empossada na quinta-feira (1º), com o Coes

A Secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, realizou na manhã deste sábado (3) a primeira reunião com o Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), órgão responsável por discutir e definir as estratégias de combate à pandemia de Covid-19.

Dentre as pautas discutidas no encontro, estão as novas medidas de combate a pandemia, que devem ser anunciadas neste domingo (4). O atual decreto expira às 6h da próxima segunda-feira (5).

Reunião de Zanotto com Coes discutiu decreto a ser adotado em SCDaniela Reinehr e a Secretaria de Saúde, Carmen Zanotto, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira – Foto: Leo Munhoz/ND

A reunião entre a recém-empossada Secretária de Saúde e os mais de 70 técnicos do Coes teve início às 9h e encerrou por volta das 12h. Também pautaram o encontro possíveis alterações no decreto vigente, logística de vacinação em Santa Catarina e o novo mapa de risco, divulgado neste sábado.

Zanotto deve se reunir ainda neste sábado com a governadora Daniela Reinehr. A Secretária levará as definições do Coes e a governadora decidirá quais serão as novas medidas de enfrentamento adotadas. Até a publicação desta edição, nenhuma decisão foi divulgada.

Previsões

A perspectiva é que não sejam adotadas medidas mais rigorosas. Isso porque alguns indicadores que embasam as decisões do governo estadual tem apresentado melhora.

O novo mapa de risco, divulgado neste sábado, apresentou uma região em nível grave pela primeira vez, em cinco semanas. Além disso, diminuiu a fila de espera por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) – na quinta-feira (1º) eram 280 pacientes, enquanto nesta sexta eram 252.

De antemão, a governadora Daniela Reinehr também descartou nesta quinta-feira (1º) a adoção de medidas mais graves e o uso do lockdown em Santa Catarina. A governadora deve anunciar um novo decreto neste domingo (4).

+

Saúde