Governo de SC é intimado pelo MPSC sobre ação para assumir combate à Covid-19

Ação indica que governo volte a tomar medidas para combater a pandemia de Covid-19; Estado terá até a próxima terça-feira (4) para se manifestar

O governo de Santa Catarina foi intimado, na tarde da sexta-feira (31), sobre a ação pública do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) para assumir as ações de combate à pandemia de coronavírus.

Governo de SC é intimado pelo MPSC sobre ação para assumir combate à Covid-19 – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

Conforme a PGE (Procuradoria Geral do Estado), o governo irá se manifestar até a próxima terça-feira (4). A ação pública assinada pelo Procurador Geral de Justiça, Fernando Comin, na última quinta-feira (30), objetiva que as medidas de combate à pandemia sejam adotadas, novamente, por parte do governo estadual.

Assim como trouxe o colunista do nd+, Moacir Pereira, a ação, que contou com a assinatura de outros 65 promotores de Justiça da área da saúde, esclarece que não está exigindo que seja adotada qualquer medida de restrição específica, entre elas, a de lockdown.

“O que o MPSC busca é que o Estado não se omita no processo decisório das ações de combate à pandemia, delegando a responsabilidade exclusiva de seu enfrentamento aos municípios, ainda mais no cenário atual, que demonstra a dificuldade de ações integradas por esses entes, e a taxa atual de expansão da doença, com matriz de risco gravíssimo em quase todas as regiões do Estado”.

Conforme atualização da SES (Secretaria de Estado da Saúde), desta sexta-feira (31), Santa Catarina conta com 1.102 mortes e 84.073 casos confirmados de Covid-19.

Somente nas últimas 24 horas, o Estado registrou um aumento de 59 mortes e 3.169 casos positivados da doença. A taxa de letalidade permanece em 1,3%.

Assim como a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) administradas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina, é de 81,6% dos 1.374 leitos disponíveis. Ou seja, somente 252 estão vagos atualmente.

Sempre importante lembrar que existem histórias de vida por trás de cada registro de morte por conta da pandemia de coronavírus. Como resultado, o nd+ homenageou as vítimas de Santa Catarina e relembrou histórias que foram interrompidas. 

Confira a nota da PGE na íntegra:

O Estado ainda foi intimado na tarde desta sexta-feira e se manifestará dentro do prazo, até o começo da próxima semana.

+

Saúde