SC prepara a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19

Santa Catarina recebeu 144 mil doses da Coronavac, uma das vacinas contra a Covid-19; em coletiva de imprensa às 17h, será detalhada a logística de distribuição para os municípios

A primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (18). Depois de desembarcar do avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na base aérea de Florianópolis, as doses foram transportadas para o almoxarifado do governo do Estado, na Grande Florianópolis. Por segurança, a reportagem não vai detalhar o local.

Galpão com as vacinas contra a covid-19 de SCGalpão na Grande Florianópolis será o primeiro local a armazenar as 144 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para Santa Catarina – Foto: Nícolas Horácio/ND

A chegada ao local de armazenagem dos imunizantes foi no início da tarde desta segunda, às 13h30. Foi neste momento que um caminhão de carga, a serviço do governo federal, deixou as primeiras doses das vacinas contra Covid-19 que serão distribuídas aos municípios catarinenses.

O deslocamento das vacinas ocorreu sob forte aparato policial. Cerca de dez viaturas da Polícia Federal e uma do batalhão de choque da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) fizeram a escolta do caminhão com as vacinas até o almoxarifado do governo. Algumas viaturas da PM aguardavam a chegada no local.

Quantitativo por cidade ainda não está determinado

A primeira boa notícia em relação às vacinas para os catarinenses é que elas chegaram. Ainda não foi divulgado, entretanto, quantas doses serão distribuídas por cidade, segundo informações da assessoria de imprensa da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios).

Chegada das vacinas contra a Covid-19 em FlorianópolisChegada das vacinas na Base Aérea de Florianópolis nesta segunda-feira (18) pela manhã – Foto: Anderson Coelho/ND

A expectativa é que os números sejam divulgados na coletiva de imprensa com o governador Carlos Moisés (PSL) e o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, marcada para às 17h, no Instituto de Cardiologia, em São José.

Neste mesmo evento, em ato simbólico, o Governo de SC fará a primeira imunização. O governo também informou que, na ocasião, serão atualizadas informações sobre a chegada das primeiras doses e a logística de envio aos municípios.

A Fecam também ressaltou que Santa Catarina recebeu menos doses do que o esperado inicialmente e, pelos cálculos da Federação, caso as vacinas sejam distribuídas de forma igualitária entre os 295 municípios, cada cidade catarinense receberia menos de 500 doses.

Imunização em Florianópolis começa na terça-feira (19)

Nesta segunda, a Prefeitura de Florianópolis divulgou quem será a  primeira pessoa imunizada na cidade. Será uma enfermeira que trabalha no centro de saúde do Rio Vermelho, Norte da ilha, e atuará como vacinadora no município.

Esta cerimônia também estava marcada para às 17h desta segunda, na Secretaria Municipal de Florianópolis. No entanto, o Governo do Estado informou à Prefeitura da Capital que a distribuição para os municípios começa somente no início da manhã de terça-feira (19).

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para distribuir as vacinas contra a Covid-19 aos hospitais com UTIs, imediatamente após o recebimento. O início da vacinação em asilos da cidade também será na terça.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde