Governo federal assinará compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac

Em coletiva de imprensa, diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que contrato deve ser fechado na próxima terça-feira (2)

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (29) ao Instituto Butantan que vai fechar na próxima terça-feira (2) contrato para a compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac.

A informação foi anunciada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa.

Governo federal assinará na terça compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac – Foto: Elisiane Roden/Prefeitura de Gaspar/NDGoverno federal assinará na terça compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac – Foto: Elisiane Roden/Prefeitura de Gaspar/ND

No início desta semana, o governo paulista cobrou posicionamento do governo federal e afirmou que ofereceria essas doses para países da América Latina interessados na vacina.

Governadores também haviam feito um apelo ao Ministério da Saúde para a compra do imunizante.

“Solicito ao Governo Federal celebração de contrato de compra firme do total de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, assim como o estabelecimento de acordo visando à apresentação do cronograma para a entrega das próximas doses, o que possibilitaria aos estados e municípios maior capacidade de planejamento na vacinação”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em ofício.

Mesmo com a resposta positiva do ministério, Dimas Covas afirmou ainda que há doses extras para exportação. De acordo com ele, essas unidades fazem parte de um quantitativo negociado pelo laboratório chinês Sinovac e há 500 mil doses reservadas para esses países.

Até o momento, o governo federal contratou 46 milhões de doses para serem entregues até abril. Desse total, já foram encaminhadas ao governo 8,6 milhões de unidades.

+

Saúde