Grande Florianópolis começa a vacinar pessoas com comorbidades

Florianópolis, São José e Palhoça vacinam pessoas com comorbidades no momento; Biguaçu, por sua vez, está com a campanha pausada

Pessoas com comorbidades podem se vacinar na Grande Florianópolis. Os quatro principais municípios da região mudaram o grupo prioritário e nesta quinta-feira (6), pessoas com comorbidades específicas podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

enfermeira pegando a vacina contra a Covid-19Vacinação para idosos de 64 anos começa nesta terça-feira (20). – Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

Florianópolis abriu os pontos de drive-thru para este novo grupo. Podem se vacinar no município: gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto com comorbidades, pessoas com síndrome de Down a partir dos 18 anos e pessoas com doença renal crônica em terapia. 

Podem receber a primeira dose as gestantes com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatia crônica, hipertensão arterial e pulmonar, insuficiência cardíaca, além de mulheres com síndrome coronarianas, com arritmias, prótese valvares, miocardites e cardiopatas.

As gestantes e mulheres com 45 dias após o parto que tiverem doença cerebrovascular, renal ou sejam imunossuprimidos, também podem receber a vacina, além de mulheres portadoras de obesidade e cirrose hepática. Em paralelo, a Capital vacina também profissionais de saúde autônomos com comorbidades. 

São José iniciou ainda nesta quarta-feira (5) a vacinação em pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. Nesta quinta-feira a vacinação segue para o mesmo grupo. Podem se vacinar no município: pessoas com Síndrome de Down, pessoas com doença renal crônica e transplantados de órgãos ou medula óssea.

Mulheres com até 45 dias após o parto, além de gestantes que tenham dibetes mellitus, pneumopatia grave, hipertensão arterial, doença cardiovascular e cerebrovascular, doença renal crônica e indivíduos imunossuprimidos (HIV; doenças reumáticas em uso de imunossupressor; pessoas com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas), podem também receber a vacina.

Também podem receber a vacina em São José, pessoas com doença falciforme e talassemia, obesidade mórbida e com cirrose hepática.

Palhoça também mudou o grupo prioritário e nesta quinta vai vacinar pessoas com comorbidades. Este grupo precisará agendar o recebimento da vacina e nesta quinta, o município fará apenas o processo de agendamento. Ele deve ser feito na Faculdade Municipal de Palhoça, localizada na Rua João Pereira dos Santos, nº 305, bairro Ponte do Imaruim, das 9h às 16h. 

O agendamento será realizado para os grupos de gestantes e mulheres com 45 dias após o parto com comorbidades, maiores de 18 anos, pessoas com síndrome de Down com idade a partir de 18 anos  e pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea. Podem se vacinar também pessoas com deficiência permanente. 

A documentação necessária na hora de receber a vacina ou no caso de Palhoça, realizar o agendamento, além do comprovante de residência e documento com foto, é preciso apresentar cópia de atestado ou lado médico. Será aceito também: prescrição médica, exames ou receitas (desde que especificada a comorbidade/condição).

Biguaçu, por sua vez, não terá vacinação nesta quinta. A campanha segue pausada após término das doses na segunda-feira (3). 

O Grupo ND oferece diariamente informações de casos da Covid-19, leitos, quem está sendo imunizado nas cidades, onde as vacinas estão sendo aplicadas e o que é preciso fazer antes de chegar até o local indicado em cada município.

Saiba onde se vacinar

Florianópolis: 

  • Pessoas com síndrome de Down: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município. 
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia: serão vacinadas no local onde fazem diálise.
  •  Gestantes e puérperas com até 45 após o parto, mediante atestado de comorbidade: SEAD/UFSC, localizado no Centro de Florianópolis. Das 7h30 às 18h30.
  • Profissionais de saúde autônomos com comorbidades: a vacinação acontece das 7h30 às 18h30, no SEAD/UFSC, no Centro de Florianópolis.

São José: 

  • Drive-thru no Continente Shopping;
  •  Drive-thru no Centro Multiuso. 

Para o recebimento de novas doses, os idosos devem apresentar um documento com foto e comprovante de residência. A prefeitura pede para que, se possível, os idosos façam cadastro no site e levem o QR Code gerado no momento do cadastro.

Palhoça:

Palhoça faz apenas agendamento nesta quinta-feira. O cadastro acontece na Faculdade Municipal de Palhoça, localizada na Rua João Pereira dos Santos, das 9h às 16h.

Biguaçu:

O município não terá vacinação nesta quinta-feira. A campanha foi pausada por falta de doses.

Justiça condena empresa que vendeu, mas não entregou R$ 2 milhões em máscaras a SC

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina , em matéria sob a relatoria do desembargador Carlos Adilson Silva, confirmou as penalidades impostas a uma distribuidora de medicamentos que, durante a pandemia da Covid-19, ven​deu mas não entregou o equivalente a mais de R$ 2 milhões em máscaras cirúrgicas ao Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde