Grande Florianópolis tem 7 cidades com mais de 30% vacinados contra Covid-19; veja lista

Duas cidades ultrapassaram 35% da população vacinada com a primeira dose; dados estão na plataforma vacinômetro, do governo do Estado

A Grande Florianópolis tem sete cidades com mais de 30% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Na liderança do ranking na região, que conta com 22 municípios, está Angelina. Em seguida, vem as cidades de Rancho Queimado, São Bonifácio, Anitápolis, Florianópolis, Major Gercino e São José.

Grande Florianópolis tem 7 cidades com mais de 30% vacinados contra Covid-19 – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/NDGrande Florianópolis tem 7 cidades com mais de 30% vacinados contra Covid-19 – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

Os dados são fornecidos pela plataforma Vacinômetro SC, do governo do Estado, e foram atualizados no final da manhã desta sexta-feira (4). As doses aplicadas seguiram a ordem de prioridade do PNI (Plano Nacional de Imunização).

Com população estimada em 4,7 mil pessoas, o município de Angelina tem 38,4% de seus moradores vacinados com a primeira dose. A maioria das doses foram aplicadas em pessoas com comorbidades.

Com relação à aplicação da segunda dose, a cidade aparece na terceira colocação, com 14,2% dos habitantes vacinados, atrás de Rancho Queimado (16,6%) e São Bonifácio (15,4%).

A cidade de Rancho Queimado, que tem cerca de 2,6 mil habitantes, ocupa o segundo lugar quando se trata da vacinação com a primeira dose. Até esta sexta, foram vacinados 35,4% da população. O pódio da vacinação com a primeira dose fecha com a cidade de São Bonifácio, com 33,7% da população imunizada. O município tem cerca de 2,9 mil habitantes.

Florianópolis já aplicou a primeira dose em 168.816 pessoas, o que representa 33,1% da população. Com mais de 500 mil habitantes, a Capital catarinense aparece no 5º lugar do ranking da região.

Veja no gráfico:

No balanço estadual, 24,6% da população de Santa Catarina foi imunizada com a primeira dose. Até esta sexta, o reforço da vacina havia sido feito em 10,3% dos habitantes do Estado. 

Ampliação da cobertura vacinal

Nesta quarta-feira (2), os representantes das secretarias municipais e da SES (Secretaria de Estado da Saúde) definiram como será a imunização por idade em Santa Catarina.

Em reunião extraordinária da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), foi estabelecido que as doses de vacinas recebidas nesta quarta poderão ser utilizadas para continuação de imunização dos grupos prioritários e a ampliação para a faixa etária entre 55 a 59 anos, de forma decrescente.

Florianópolis iniciará neste sábado (5), a imunização de pessoas de 58 e 59 anos, sem comorbidades, por drive-thru e em pontos de vacinação para pedestres. Nesta sexta, os agentes de saúde aplicarão as doses imunizando os grupos já elencados para vacinação.

Dentre eles, os trabalhadores da educação – dos ensinos infantil, médio, fundamental, profissionalizantes e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

São José vai vacinar moradores com 59 anos de idade nesta sexta, além de trabalhadores do transporte coletivo, aquaviário, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana. Os moradores com 58 anos serão vacinados a partir de sábado.

Os demais grupos que já estão sendo vacinados, assim como a segunda dose para aqueles que já completaram o período após a dose 1, continuam sendo imunizados.

Santo Amaro da Imperatriz informou que na próxima segunda-feira (7), dará continuidade à 4ª etapa de vacinação contra a Covid-19, que incluirá pessoas com 59 anos ou mais. Outros municípios da Grande Florianópolis não divulgaram informações sobre a retomada da vacinação por faixa etária.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde