Grande Florianópolis tem o maior número de casos ativos da Covid-19 em SC

Novo boletim da Necat aponta que região detém 28% dos casos ativos da doença; apesar disso, índice de mortes semanais e taxa de ocupação dos leitos de UTIs tiveram queda

Santa Catarina registrou aumento de casos ativos da Covid-19 entre 6 de maio e a última sexta-feira (13). Neste quesito, a região da Grande Florianópolis lidera a participação, conforme boletim divulgado pela Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense) na última segunda-feira (16).

Imagem mostra Mercado Público de Florianópolis e uma mulher na frente com máscaraGrande Florianópolis tem 28% dos casos ativos de Santa Catarina – Foto: Christian von Koenig/Unsplash/ND

O informe indica que o estado teve um aumento de 1.779 novos casos ativos e chegando, na última sexta, ao total  de 7.193 de catarinenses que ainda estão se recuperando da doença.

Do registro total, os municípios da Grande Florianópolis tem 2.030 casos ativos, representando 28% da participação do número total das pessoas que ainda estão em recuperação.

Confira por região:

Apesar disso, a região do Planalto Norte e Nordeste registrou aumento de 507 casos ativos, sendo o maior índice da semana e chegando ao total de 1.371 pessoas com a doença.

Ainda de acordo com o boletim Necat, Santa Catarina registrou 490.959 pessoas contaminadas pela Covid-19 desde o início de 2022 até a última sexta-feira, sendo que 8.038 foram somente na última semana.

Além disso, esse aumento fez o estado atingir a média diária de 1.148 novos casos por dia na última semana, indicando a manutenção da tendência de aumento.

“Com isso, esse dado voltou a se situar num patamar elevado comparativamente ao comportamento do mesmo verificado nos meses finais de 2021, quando atingia uma média de 350 a 400 registros/Dia”, indica a nota assinada pelo professor Lauro Mattei.

Queda nas mortes

Apesar disso, o registro de mortes apresentou uma oscilação positiva na última semana, fazendo com que a média diária ficasse em 2,7 óbitos por dia.

“Neste caso particular, deve-se registrar que essas oscilações podem estar associadas ao retardo no processo de registro das informações”, indica os pesquisadores do Necat.

Por fim, o informe destaca ainda que, mesmo com o cenário de aumento da contaminação da população catarinense, o cenário não está causando impactos na taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento de pacientes com Covid-19.

“Sem dúvida, esse cenário de baixa ocupação da estrutura hospitalar por pessoas acometidas pela Covid-19 que vem sendo registrado nas últimas semanas pode ser creditado aos efeitos benéficos da vacinação completa da população contra a pandemia, a qual evita uma maior pressão sobre a rede hospitalar pública de saúde do estado”, finaliza.

Santa Catarina tem apenas 61 leitos de UTIs ocupados por pacientes com Covid-19, representando 5,6% da ocupação do sistema de saúde pública.

SC tem 18 cidades em nível alto de incidência

Santa Catarina tem 18 cidades classificadas em nível alto na incidência de casos de Covid-19, conforme a atualização da matriz de alerta epidemiológico divulgada nesta segunda-feira (16).

Matriz de Risco divulgada nesta segunda-feira (16) – Foto: Reprodução/SES/NDMatriz de Risco divulgada nesta segunda-feira (16) – Foto: Reprodução/SES/ND

Vale ressaltar que são classificados em nível alto os municípios que registram incidência de 200 casos ou mais da doença a cada 100 mil habitantes na semana epidemiológica anterior.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico desta segunda, o número de casos ativos subiu para 8.324. Outros 62 testes estão em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Além disso, mais de 1,8 mil novos casos foram confirmados, resultando em um total de 1.720.501 desde o início da pandemia. Deste total, 1.690.368 se recuperaram.

Outras duas mortes foram registradas nesta segunda-feira, totalizando 21.808 catarinenses mortos em decorrência da Covid-19. A taxa de letalidade é de 1,27%.

Veja as cidades em nível alto de incidência de Covid-19

Águas Frias;

Anchieta;

Antônio Carlos;

Arroio Trinta;

Balneário Arroio do Silva;

Barra Bonita;

Cocal do Sul;

Coronel Martins;

Galvão;

Jardinópolis;

Morro Grande;

Passo de Torres;

Passos de Maia;

Planalto Alegre;

Presidente Nereu;

Salto Veloso;

São Bonifácio;

União do Oeste.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...