Grande Florianópolis tem um leito de UTI Covid-19 disponível
Região tem 67 pessoas na fila de espera por leito de UTI, mas prefeitos recuaram de medidas mais restritivas, acompanhando regras do Estado
Há somente um leito de UTI disponível na Grande Florianópolis nesta segunda-feira (22). Ele fica no Hospital Beira Mar, no Centro da Capital. Neste mesmo dia, os prefeitos da região resolveram recuar nas medidas restritivas de combate à pandemia, acompanhando as regras do Estado.

Por outro lado, há 67 pessoas na fila de espera por um leito de UTI em função da Covid-19 na cidade, segundo monitoramento do Governo do Estado, divulgado no boletim desta segunda.
Florianópolis lidera casos ativos e mortes na região
Florianópolis é a cidade da região com mais casos ativos, 2.294, segundo dados do Covidômetro do início da tarde desta segunda (22). Palhoça tem outros 1.122, segundo o painel disponível no site da Prefeitura.

Desde que a pandemia começou, 630 pessoas perderam a vida para a doença em Florianópolis e outras 194 em Palhoça.

Em São José, há 368 pacientes em monitoramento. A pandemia já causou 321 óbitos na cidade por conta da doença.

Biguaçu não atualizou dados da Covid-19 nesta segunda-feira, até o fechamento do texto, às 18h30. Havia 402 pacientes em monitoramento em Biguaçu na sexta-feira (19).
Somente nos quatro maiores municípios da Grande Florianópolis, entre sexta (19) e segunda (22), há pelo menos 4.186 casos ativos da doença.
Próximas atualizações
A reportagem fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu e recebeu a informação de que os boletins com informações da Covid-19 são publicados somente às terças e sextas-feiras.
A próxima atualização em Biguaçu será nesta terça-feira (23), no final da manhã. No último boletim, a cidade registrava 104 mortes. O bairro Fundos é o que mais tem casos casos ativos, com 44 pessoas infectadas. Em seguida, Bom Viver (42) e Praia João Rosa (41).

Menos restrições
Mesmo diante da falta de leitos e com mais de 60 pessoas na fila de espera, os prefeitos da região definiram, em reunião virtual, que seus municípios vão acompanhar o decreto do governo do Estado, que entrou em vigor na última semana.
Na Grande Florianópolis, as medidas do decreto estadual nº 1.218, que regula praticamente todos os serviços públicos, privados e o lazer no estado, passam a valer na terça-feira (23).
O comércio de rua, por exemplo, pode funcionar das 10h às 20h, com exceção dos serviços essenciais. O acordo anterior da Grande Florianópolis previa o fechamento do comércio às 18h.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.