Grande Florianópolis organiza vacinação de pessoas com comorbidades

Enquanto Florianópolis e São José estão prontos para começar, Palhoça e Biguaçu definem cronogramas

Com protocolos definidos, os municípios da Grande Florianópolis se preparam para começar a vacinar pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Os municípios de Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu, somados, recebem nesta terça-feira (4) mais de 25 mil doses destinadas ao grupo.

Até o início da tarde desta terça, Florianópolis e São José definiram o início da vacinação do grupo. As outras Prefeituras concluem a aplicação da primeira dose em idosos de 60 anos, e definem os cronogramas.

Grande Florianópolis organiza vacinação de pessoas com comorbidadesMunicípios concluem vacinação da primeira dose em moradores com 60 anos, último grupo da segunda fase – Foto: Gustavo Vara/Fotos Públicas/ND

O quantitativo faz parte das 250.300 vacinas recebidas por Santa Catarina nesta segunda-feira (2) – 232.750 doses são do imunizante AstraZeneca e outras 17.550 são doses produzidas pela farmacêutica norte-americana Pfizer.

As pessoas com comorbidades correspondem a terceiro fase de vacinação, conforme definido pelo Plano Estadual de Imunização. Eles serão vacinadas após idosos de 60 anos, último grupo da segunda etapa, receberem a primeira dose.

Os municípios se adequam a nota técnica com as deliberações do CIB (Comissão Intergestores Bipartite), enviada nesta segunda-feira (3) e que orienta as Secretarias Municipais na ordem e comprovação das comorbidades.

Florianópolis

A Capital catarinense marcou para a próxima quinta-feira (6) o início da vacinação de pessoas com comorbidades. Das 29750 doses enviadas para Florianópolis, a Dive enviou cerca de 19 mil doses para a primeira parcela do grupo.

Conforme a Prefeitura de Florianópolis, primeiro serão vacinados gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto) com comorbidades, pessoas com síndrome de down de 18 anos ou mais e pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal.

São José

A vacinação de pessoas com comorbidades começa nesta quarta-feira (5) em São José. Nesta terça-feira (4), o município concluí a vacinação de cerca de 1800 moradores com 60 anos, informa a Secretaria da Saúde. É o último grupo da segunda fase a receber a primeira dose.

Foram encaminhados ao município cerca de 2095 novas doses. Do montante, a Dive destinou 1582 para pessoas com comorbidades. A Prefeitura de São José adotará as deliberações do CIB, as notas técnicas da Dive e as orientações do Ministério da Saúde.

Palhoça

A Prefeitura de Palhoça estima estima começar a vacinação do grupo na próxima semana. Assim como São José, moradores com idade igual ou superior a 60 anos começam a ser vacinados neste terça-feira (4). Para determinar a etapa seguinte da vacinação, o município fará uma reunião nesta quarta-feira (5).

Os protocolos definidos pela Dive serão adotados para comprovar comorbidades, adianta a Secretaria de Saúde de Palhoça. O município recebe nesta terça-feira novas 2575 doses. Ao todo, 1438 vacinas foram destinadas para moradores com comorbidades.

Biguaçu

O Comitê de Enfrentamento a Covid-19 em Biguaçu realiza nesta quarta-feira (5) uma reunião para definir os protocolos e o início da vacinação de pessoas com comorbidades. No sábado (8) ainda será realizada a vacinação da segunda fase – idosos com 60 anos recebem a primeira dose.

O município recebe nesta terça-feira 2095 novas doses. Cerca de 1582 foram reservadas para pessoas com comorbidades.

Ordem de vacinação

Nesta segunda (2), a Dive/SC divulgou os documentos necessários para a confirmação das comorbidades. O ND+ publicou reportagem detalhando os procedimentos necessários. Os moradores que possuem uma das 22 comorbidades foram divididos em dois grupos.

Pessoas com síndrome de down, doença renal crônica, transplante órgão ou medula óssea, gestantes/puérperas, deficiência permanente cadastrada e moradores de 55 a 59 anos com comorbidades receberão a vacina primeiro.

As demais comorbidades serão atendidas nesta fase de vacinação. Desta vez, a ordem atenderá critério de idade, tendo preferência os grupos mais velhos – 54 a 50 anos, 49 a 45 anos, 44 a 40, 39 a 35 anos, 34 a 30 anos, 29 a 18 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde