Gripe ou Covid? Unidades de Saúde no Litoral Norte de SC estão lotadas

Tanto atendimentos privados quanto públicos estão lotados e a principal reclamação são sintomas que se assemelham a gripe ou Covid

Quem procurou as unidades de Saúde em Itajaí ou Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina nesta segunda-feira (3), encontrou salas lotadas e filas que demoravam horas. Mesmo com ampliação a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do CIS (Centro Integrado de Saúde) de Itajaí estava lotada na manhã desta segunda.

De acordo com a assessoria da prefeitura de Itajaí, as filas e esperas são por conta de uma alta demanda já normal na temporada de verão, a maioria dos atendimentos são por conta de síndromes respiratórias.

UPA CIS de Itajaí segue com alta demanda de atenbdimentos – Foto: Reprodução/NDUPA CIS de Itajaí segue com alta demanda de atenbdimentos – Foto: Reprodução/ND

Nos dois primeiros dias de 2022, foram realizados em média 847 atendimentos por dia no local. O aumento na demanda ocorre devido à temporada de verão e ao registro de casos respiratórios.

A partir da última quarta-feira (29), a unidade passou a atender com 13 salas para pacientes com sintomas respiratórios em cada plantão. Já a UPA do Cordeiros segue com quatro consultórios médicos por plantão.

Pacientes registram lotação na UPA CIS Itajaí – Vídeo: Reprodução/ND

Além do aumento no número de médicos na UPA CIS, houve ampliação nas equipes de enfermagem, triagem e também na equipe de apoio que são os profissionais que circulam no local identificados como “Posso Ajudar”, para orientar os pacientes quanto ao atendimento no local.

Mesmo assim, a UPA segue com alta demanda de pacientes, inclusive de outras cidades da região. A unidade atende por classificação de risco e prioriza os casos mais graves.

A secretaria de Saúde reforça o pedido à população para que, em casos de sintomas respiratórios leves, o paciente busque atendimento na unidade de saúde de referência do bairro. Em casos mais graves o usuário deve ir até uma das UPAs 24h que seguem com atendimento ininterrupto.

No caso de crianças de 0 a menores de 14 anos, a referência é a Unidade de Atendimento infantil, anexa ao Hospital Pequeno Anjo. A estrutura é conveniada ao Município de Itajaí e mantém funcionamento 24 horas para crianças com ou sem sintomas de Covid-19.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...