Guia: saiba onde se vacinar contra a gripe e sarampo nas cidades do Vale

Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Itajaí, Indaial e Rio do Sul iniciaram campanha nos últimos dias

Seguindo cronograma do Ministério da Saúde, as cidades do Vale do Itajaí iniciaram nesta semana as campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo. O portal ND+ levantou um guia com informações sobre como se vacinar em Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Itajaí, Indaial e Rio do Sul.

ND+ produziu um guia com informações sobre como se vacinar nas principais cidades do Vale do Itajaí – Foto: Leo Munhoz/NDND+ produziu um guia com informações sobre como se vacinar nas principais cidades do Vale do Itajaí – Foto: Leo Munhoz/ND

Influenza

Nesta primeira etapa da campanha, a vacinação contra a gripe na rede pública de saúde é destinada a idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Para vacinar é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Os profissionais de saúde também precisam levar comprovante de vínculo empregatício.

Na segunda etapa, que irá de 3 de maio até 6 de junho, estão aptas a se vacinar crianças de 6 meses até menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Sarampo

Já na primeira etapa da 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, estão aptos a imunização apenas os profissionais da saúde. É necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de vínculo empregatício.

Na segunda etapa, de 2 de maio até 3 de junho, podem se vacinar crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). As crianças precisam aguardar 15 dias entre a dose de vacina contra o sarampo e a da gripe ou Covid-19. Para maiores de 12 anos, não há necessidade de intervalo, podendo aplicar as vacinas simultaneamente.

Balneário Camboriú

A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, nas Salas de Vacina, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Ambas as campanhas são divididas em duas etapas, sendo a primeira finalizada em 30 de abril, mesmo dia que está previsto o dia D de mobilização nacional. Além das UBSs, idosos também podem se imunizar no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), das 8h às 18h.

A vacina da Influenza que está sendo aplicada é a trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Na imunização contra o sarampo a vacina é a tríplice viral, protegendo contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Blumenau

Blumenau está fazendo a vacinação da população por meio de agendamento. Nesta sexta-feira (8), a partir das 14h, novas vagas das vacinas contra a gripe e o sarampo foram abertas.

A aplicação ocorre neste sábado (9) , no Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha, das 8h às 17h, e entre segunda e quarta-feira (11 a 13), nas unidades de saúde com sala de vacina.

O agendamento das vacinas contra a gripe e o sarampo pode ser feito de forma on-line pelo site da Prefeitura, ou pelo aplicativo Pronto Mobile para usuários com smartphones iOS. A Prefeitura ainda aguarda aprovação do Google para liberar o app na plataforma Android. As pessoas também podem fazer a marcação da vacina por telefone, junto às unidades de saúde.

  • Onde vacinar

Nos dias de semana, as salas de vacinação dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Escola Agrícola, Centro, Velha, Garcia e Badenfurt funcionam das 7h30 às 12h e das 13h às 20h30. Inicialmente, por motivos técnicos, os AGFs Fortaleza e Itoupava não estarão envolvidos na campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo.

Os usuários têm ainda à disposição cerca de 30 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30. Os endereços estão disponíveis clicando aqui. Para agendar a vacina, os usuários podem procurar qualquer unidade de saúde com sala ativa, não sendo necessário observar a unidade de referência neste caso.

Brusque

Brusque terá um drive thru exclusivo para vacinação contra gripe e sarampo neste sábado (09). A ação ocorrerá no estacionamento da Uniasselvi, das 9h às 15h.

Itajaí

A aplicação das vacinas acontece nas 29 unidades de saúde da cidade, a partir das 13h, e de acordo com o horário de funcionamento de cada uma.

  • Unidades

CRESCEM, Bambuzal, Canhanduba, Centro-Vila, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Cordeiros, Costa Cavalcante, Espinheiros, Fazenda I, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Nossa Senhora das Graças – UNIVALI, Parque do Agricultor, Portal II, Praia Brava, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, Santa Regina, São Francisco de Assis, São João I, São Judas, São Pedro, São Vicente e Votorantim.

Indaial

Indaial também fará drive-thru da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) e sarampo neste sábado (9).  Será das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço, no Pavilhão do Parque Municipal Jorge Hardt, no Ribeirão das Pedras.

De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a gripe e sarampo está disponível nas unidades de saúde que possuem sala de vacina, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, além da estrutura da Saúde da Rua Dr. Blumenau, no bairro do Sol.

Rio do Sul

A imunização acontece em Rio do Sul em todas as unidades com salas de vacina, nos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santa Rita, Santana, Taboão e na Policlínica do Centro.

Além disso, as pessoas também podem se vacinar contra a gripe no antigo fórum na rua Dom Bosco, bairro Jardim América.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...