Homem com sintomas de Covid tem mal súbito em fila de assintomáticos em Florianópolis

Paciente estava na fila errada, alerta secretaria de Saúde de Florianópolis; pasta ressalta protocolos que devem ser tomados por pacientes com sintomas da Covid-19

Um homem, com cerca de 50 anos, passou mal por volta das 12h desta sexta-feira (14) enquanto aguardava teste para a Covid-19 no Ginásio do NEIM Celso Ramos, no Centro de Florianópolis. Ele precisou aguardar o atendimento na calçada.

Florianópolis tem pontos de testagem para pacientes sem sintomas da CovidCaso ocorreu no ponto de testagem do NEIM Celso Ramos, no Centro – Foto: Leo Munhoz/ND

O paciente estava na fila há pouco tempo, e esperava pelo teste junto à esposa, informou a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis). Devido aos sintomas, o casal não conseguiu acionar os aplicativos de transporte para se dirigir ao hospital.

“O casal falou que não tinha se alimentado antes de sair de casa. E também relataram sintomas de Covid-19, ambos estavam com suspeita”, afirma o subcomandante Ricardo Pastrana. Os dois foram conduzidos pela guarnição até o hospital Governador Celso Ramos.

Local errado

A Secretaria de Saúde de Florianópolis ressalta que o paciente não deveria estar naquela fila, pois ele relatou sintomas do novo coronavírus e estava aguardando para fazer testes restritos para moradores sem sintomas.

“A orientação é diferente para pessoas com sintomas, justamente para que situações como esta não aconteçam. Isto porque pessoas com sintomas devem passar por avaliação médica”, ressaltou a pasta, por meio de nota.

“O homem recebeu os primeiros socorros da equipe de saúde que atua no local e outros atendimentos foram atrasados por esta conduta de ida ao local inadequadamente. O paciente foi levado pela Guarda Municipal até um hospital da região”, concluiu o comunicado.

Orientações

A Prefeitura de Florianópolis alerta que o ponto de testagem é exclusivo para pacientes sem sintomas para o coronavírus. O local assumiu nesta semana as funções anteriormente realizadas no SEAD/UFSC, que era a responsável por detectar infecções nos assintomáticos.

Conforme a Secretaria de Saúde, as pessoas com sintomas devem ser encaminhadas por serviços de saúde da prefeitura – o que pode ser realizado pelo Alô Saúde. “Somente estas equipes podem indicar qual o melhor momento para testagem e conduta ao paciente. O momento errado da coleta do teste pode gerar falso negativo”, informou a pasta..

Além do ginásio, há outros dois pontos exclusivos para pacientes sem sintomas: o Sapiens Park, no Norte da Ilha de Santa Catarina, e o Centro Comunitário Fazenda do Rio Tavares, ao lado da Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição. Este última fica próximo ao TIRIO (Terminal de Integração do Rio Tavares).

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...