Hospitais de Blumenau começam a registrar lotação das UTIs

Nesta quarta-feira (17) os hospitais Santa Catarina e Santa Isabel confirmaram que estão com todos os leitos de UTI ocupados; já no Hospital Santo Antônio há apenas quatro leitos disponíveis

O sinal de alerta está novamente ligado em Blumenau. O avanço do coronavírus registrado em outras regiões do estado parece ter chegado a maior cidade do Vale do Itajaí. Nesta quarta-feira (17) os hospitais Santa Catarina e Santa Isabel confirmaram que estão com todos os leitos de UTI ocupados.

Hospitais de Blumenau começam a registrar lotação das UTIs – Foto: Divulgação/NDHospitais de Blumenau começam a registrar lotação das UTIs – Foto: Divulgação/ND

O Hospital Santo Antônio, que também atende pacientes com o Covid-19, possui apenas quatro leitos disponíveis. As informações constam no painel de leitos de UTI do governo do Estado. A plataforma informa em tempo real a situação dos leitos SUS disponíveis em Santa Catarina.

O Hospital Santa Catarina informou que possui 20 leitos de UTIs ativos, todos ocupados. O Hospital Santa Isabel, por sua vez, possui 30 leitos de UTI ativos, todos também ocupados. Os números divulgados não levam em consideração os chamados “leitos de guerra”, que são abertos em caso de necessidade.

Números da prefeitura são diferentes

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (17), Blumenau possui 94 leitos de UTI. Deste total, 43 estão ocupados, o que representa um índice de ocupação de apenas 46%.

O número, no entanto, leva em consideração os 31 “leitos de guerra” que os hospitais podem abrir em caso de necessidade.

Leitos de guerra

Para atender os pacientes a mais do que a capacidade regular dos hospitais, foi preciso fazer uso dos chamados leitos de guerra. Segundo a prefeitura, são estruturadas montadas pelas unidades para situações extremas, que demandam realocar profissionais e equipamentos de outros setores.

Ocupação no Vale

Além de Blumenau, outros hospitais da região também sofrem com a alta de taxa de ocupação dos leitos de UTI, entre eles, o Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, o Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, e o Hospital Azambuja, em Brusque.

Situação dos leitos de UTI no Vale do Itajaí – Foto: Reprodução/SESSituação dos leitos de UTI no Vale do Itajaí – Foto: Reprodução/SES

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde