Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Hospital de Caridade ameaçado de fechamento, alertam médicos

Um Comunicado assinado pelo Corpo Clínico faz advertência a sociedade e autoridades

Ninguém mais do que os médicos e os profissionais da saúde sentem há meses o pesadelo porque passa o Imperial Hospital de Caridade, mergulhado numa crise financeira que vem se agravando a níveis insuportáveis. Comunicado do corpo clínico relata a dramática realidade, enfatiza que a assistência aos pacientes está garantida, apesar do estresse para todos, e apela por uma nova gestão. Como há ameaça real de suspensão das atividades, a opção do momento é a proposta de arrendamento ao grupo do Hospital Care.

O “Comunicado” tem o seguinte teor:

Nós médicos do Corpo Clínico do Imperial Hospital de Caridade queremos informar, que a despeito das divergências existentes nas gestões do IHC, o hospital está funcionando sem prejuízo aos pacientes. Estamos trabalhando numa taxa de ocupação baixa, muito por conta da pandemia, mas o que está funcionando está dentro dos bons preceitos éticos e técnicos. Estamos sim, médicos e funcionários trabalhando com uma carga extra de estress por conta dessa dificuldade financeira que ficou maior com a pandemia!

O Corpo Clínico vê essa situação com muita preocupação em relação ao futuro do IHC. Sabemos da história de 231 anos, mas, realmente a situação atual nos coloca em risco de fechar as portas. Estamos vendo há anos a boa vontade, dos irmãos em conduzir o hospital, mas também vemos muitos deles ficarem doentes a frente de tamanha responsabilidade. O mundo mudou, a administração hospitalar mudou, o cenário mudou, e com isso tudo o Corpo Clinico vê como única saída essa mudança para o hospital. Infelizmente a Irmandade está nesse impasse jurídico, mas, os membros da Irmandade que vivem o hospital sabem que não tem outra solução!

Toda mudança traz incertezas, mas a forma como o hospital vem sendo administrado precisa mudar e os números mostram isso.
O corpo funcional e a sociedade merecem essa mudança.

Corpo Clínico do Imperial Hospital de Caridade.”

Imperial Caridade, o mais antigo de SC – Foto: hospital de caridade

+

Moacir Pereira