Hospital de Caridade ganha unidade especializada em cardiologia

"Número de especialistas triplicou e quantidade de vagas de UTI dobrou", disse médico Daniel Mello

Antes de abrir as portas da UDT (Unidade de Dor Torácica) ao público, parte da equipe da nova ala do IHC (Imperial Hospital de Caridade) participou na manhã desta quinta-feira (29) de um simulado em parceria com agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros. A “vítima” de um suposto ataque cardíaco foi transportada do bairro Ingleses, no Norte da Ilha, ao heliponto do Caridade, no Centro e, em 11 minutos, recebia cuidados especializados. O Centro Intensivo de Alta Complexidade, que ganhou 20 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), foi inaugurado pelo governador Raimundo Colombo (PSD) pela manhã e à tarde recebeu os primeiros pacientes.

Eduardo Valente/ND

“Essa unidade é única no Estado nesses moldes”, destacou Daniel Melo

Com a inauguração da nova ala, os pacientes cardíacos, que ficavam na UTI Geral, no quarto andar, foram transferidos para o quinto andar, onde contam com uma estrutura nos moldes dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos de São Paulo.

“Essa unidade trouxe um grande investimento na área de cardiologia do hospital. O número de especialistas triplicou e a quantidade de vagas de UTI dobrou. A mudança de andar se dá para que o paciente que chega com a equipe de socorro aéreo seja deslocado com maior brevidade até a sala de emergência. As emergências que chegam por via terrestre contam com um elevador exclusivo”, disse o chefe da UDT, Daniel Mello.

O médico ressalta ainda que reduzir o tempo de atendimento é primordial para salvar a vítima de infarto e garantir melhor qualidade de vida ao paciente após uma ocorrência cárdica. “De ambulância a chegada leva em média 30 minutos. De helicóptero levou oito. Essa brevidade no atendimento, principalmente pela proximidade com o heliponto, permite a rápida identificação da causa e assim o melhor tratamento”, detalhou.

Cada minuto, do acionamento ao transporte e atendimento final foram cronometrados durante o simulado e serão avaliados pela equipe técnica na UDT, no intuito de reduzir o tempo de socorro.


Tecnologia alemã

Cada leito da nova ala do Caridade conta com um monitor cárdiaco. As informações do equipamento são acompanhadas na central de monitorização, de onde é possível ver nas telas, além das imagens do quarto, a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente. “Essa unidade é única no Estado nesses moldes”, destacou Daniel Melo.

Os quartos climatizados contam ainda com TV a cabo, leito automatizado e respiradores mecânicos. Parte da tecnologia implantada na UDT é alemã. Da equipe de 20 funcionários que atuam no setor, sete são cardiologistas.

A construção da nova ala levou sete anos e custou R$ 32 milhões. Deste total, R$ 8,5 milhões foram repassados pelo Estado. “É mais adequado fazer a parceria com instituições filantrópicas de fundo sério e responsável e com presença tão rica em nossa comunidade”, disse Raimundo Colombo, ao se referir à Irmandade Senhor Jesus dos Passos, gestora da unidade de saúde.

Colombo salientou ainda o alto nível técnico e tecnológico oferecidos na UDT, e ressaltou que a demanda da saúde é um dos maiores desafios dos gestores públicos. No Caridade, 30% dos atendimentos são feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Aperfeiçoamento constante

Sobre as novas instalações, Luiz Mário Machado, provedor em exercício da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade, disse que o Estado ganhou tecnologia de ponta para o atendimento de emergências cardíacas.

“Precisamos da ajuda de todos, principalmente do governo do Estado para continuar a prestar serviço de qualidade aos catarinenses”, afirmou.

A ampliação do Centro Intensivo de Alta Complexidade, inaugurado no Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, permitirá aperfeiçoamento constante do atendimento aos pacientes.

“A simulação foi importante para vermos onde serão necessários ajustes para tornar ainda mais eficiente o socorro às vítimas de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e AVC”, destacou Machado.


NOVA ALA

Ambulatório de cardiologia

Pronto atendimento 24 horas

Exames cardiológicos

Internações em alas

Hemodinâmica e cardiologia intervencionista

UTI Cardiológica

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...