Hospital Regional de Rio do Sul volta a realizar cirurgias eletivas

Inicialmente serão chamados pacientes que estavam na fila de espera; suspensão dos procedimentos ocorreu em novembro do ano passado após lotação dos leitos de UTIs

Diante da redução no número de pacientes internados em decorrência da Covid-19 o Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul, anunciou a retomada das cirurgias eletivas. A suspensão ocorreu no dia 20 de novembro do ano passado.

Hospital Regional de Rio do Sul volta a realizar cirurgias eletivas – Foto: Divulgação / HRAVHospital Regional de Rio do Sul volta a realizar cirurgias eletivas – Foto: Divulgação / HRAV

De acordo com a diretoria da instituição, inicialmente, serão chamados pacientes que já estavam com o procedimento agendado antes da suspensão. Na sequência a fila volta a ser definida pelo sistema de prioridade, com os casos mais graves à frente.

A responsabilidade pela convocação é do hospital e a retomada dos procedimentos ocorrerá de forma gradual.

De acordo com o diretor-técnico da instituição, o médico Marcelo Vier Gambetta, historicamente já existe um represamento das cirurgias eletivas, mas com a determinação do governo do Estado de suspender todas desde o dia 20 de março, o número aumentou. Ele não sabe prever quanto tempo que levará para a situação voltar ao normal.

O diretor-técnico acredita que a única forma de reduzir a fila é o governo do Estado autorizar a realização de mutirões, com a estabilização da pandemia.

O Hospital Regional do Alto Vale tem sete salas de cirurgia, sendo que seis estão disponíveis neste momento da retomada das eletivas, que necessitam de internação, mas não com tempo prolongado, para atender o maior número de pessoas.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde