Hospital Regional de São Miguel Do Oeste terá mais 5 leitos de UTI Covid
Anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, na tarde deste domingo; a Fiesc fez a doação de 8 respiradores
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé, de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, deve instalar mais cinco leitos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19, a partir desta segunda-feira (22).

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que visitou a instituição na tarde deste domingo (21), acompanhado do prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan. Eles foram recebidos pelo diretor da unidade, Rodrigo Lopes.
O secretário anunciou que o valor do repasse financeiro mensal ao Hospital, que é de R$ 3,9 milhões, será ampliado em cerca de 50% para que a estrutura possa ser mantida. Garantiu, ainda, que não faltarão recursos para que a instituição amplie seus serviços conforme a necessidade durante a pandemia.
O diretor geral do Hospital, Rodrigo Lopes, explica que os leitos já são utilizados para manter pacientes estáveis que aguardam transferência no Pronto Socorro.
Leia mais
“A estrutura está montada e falta apenas a formalização dos leitos. Estamos com uma média de dois a cinco pacientes aguardando leitos de UTI e acreditamos que será o suficiente para o momento que enfrentamos”, afirma. A Unidade já conta com outros 18 leitos de UTI e 16 de enfermaria, exclusivos para a Covid-19.
O secretário elogiou a estrutura, os profissionais e a organização do Hospital. “Saio daqui mais tranquilo com o que estou vendo. Esse é um momento crítico, mas com cuidados e com esse tipo de parceria e a qualidade de trabalho que encontramos aqui, nós iremos passar por essa fase”, destaca Motta Ribeiro.
O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan acompanhou a visita e expôs as principais demandas de São Miguel do Oeste e região na área da Saúde, solicitou atenção especial do Estado e agradeceu o auxílio oferecido.

Reposição financeira e melhorias
O secretário de Estado disse que entende que com a pandemia houve o aumento na utilização de Equipamentos de Proteção Individual e de insumos, bem como, tudo ficou mais caro.
Com isso, confirmou que o Governo do Estado irá fazer uma reposição financeira ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste que manteve suas atividades e cumprindo as metas de serviços em 2020, mesmo com as dificuldades enfrentadas. A viabilização de um novo tomógrafo também foi discutida durante a visita, e ainda, a ampliação e melhorias da estrutura.
FIESC doa 8 ventiladores pulmonares
Diante do agravamento da pandemia da Covid-19 no Oeste de Santa Catarina, a FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) doou oito ventiladores pulmonares ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
O investimento da FIESC foi de R$ 321,5 mil, incluindo o transporte aéreo. Os ventiladores são de procedência catarinense – foram fabricados em Mafra, pela GreyLogix, empresa que iniciou produção do equipamento em 2020, após receber apoio tecnológico dos Institutos SENAI de Inovação.

Os equipamentos foram doados à SES (Secretaria de Estado da Saúde), que faz a distribuição conforme a demanda de cada região. O suprimento no Extremo-Oeste permite que estes e outros aparelhos do patrimônio da SES possam ser destinados às demais cidades, conforme a carência de cada uma.
“Ventiladores pulmonares são cruciais nos casos grave da Covid-19. Por isso, a elevação dos casos da doença fez com que a procura por esses equipamentos e de seus componentes crescesse substancialmente em todo o mundo”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Neste quadro, o aumento da quantidade dos respiradores artificiais foi uma das estratégias da Federação no enfrentamento da pandemia. A ação foi desenvolvida em várias frentes. Uma delas foi o conserto de aparelhos avariados e que estavam fora de uso nas UTIs, realizada pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura.

Outra frente foi a doação de outros dez aparelhos por meio de recursos angariados por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC), mobilizado pela FIESC.
A terceira frente foi o apoio à produção nacional dos respiradores, também por meio dos Institutos SENAI. A ação mobilizou nove indústrias, em seis projetos e viabilizou a produção de mais de 8 mil unidades mensais dos aparelhos.
O transporte dos aparelhos foi feito pelo Aeroclube de Santa Catarina, numa articulação do Comdefesa (Comitê da Indústria da Defesa) da FIESC, presidido pelo industrial César Olsen.
Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo