HU da UFSC e Hospital infantil reabrem áreas de atendimento a crianças em Florianópolis

Novas instalações da Urgência Pediátrica do Hospital Universitário e reforma da Unidade de Isolamento do Hospital Infantil foram entregues esta semana

As novas instalações da Urgência Pediátrica do HU (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis, foram inauguradas na última quarta-feira (15). Foram investidos R$ 784,8 mil na obra do espaço de 300 m², sendo 100 m² de área ampliada e 200 m² de área reformada.

HU da UFSC inaugurou nova Urgência Pediátrica nesta quarta-feira (15) – Foto: Divulgação/HU UFSCHU da UFSC inaugurou nova Urgência Pediátrica nesta quarta-feira (15) – Foto: Divulgação/HU UFSC

De acordo com o gerente de Atenção à Saúde do HU, Junior André da Rosa, a iniciativa amplia e qualifica o pronto atendimento do hospital. “A nova emergência pediátrica pretende ser um espaço de referência na linha de cuidado em saúde da criança. O ambiente está pronto e conta com uma equipe altamente qualificada para atender o paciente grave com mais atenção e rapidez, além das urgências e os casos de baixa complexidade”, afirmou.

Conforme o gerente, a média de atendimentos por dia poderá chegar até 120. “Nosso propósito é fazer com que esse serviço mantenha a qualidade, de forma ágil, tornando menos desagradável os momentos de tensão para as crianças e suas famílias, que agora passam a ser atendidas em um espaço moderno e humanizado”, explicou.

Os recursos para as obras vieram do Rehuf (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais), gerido Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Além da reforma e ampliação, serão investidos R$ 63 mil em mobiliário, também com recursos do Rehuf, que tem entre as suas diretrizes a recomposição do financiamento dos hospitais universitários federais e a recuperação física e tecnológica das instituições.

“O novo espaço no HU contará com 11 pontos de cuidado: seis leitos de observação, um leito de reanimação e quatro leitos medicação/inalação. Também terá três consultórios, sala de curativos, sala triagem, assistência social, além de uma ampla área de espera para as famílias”, informou o hospital. O prédio da Urgência Pediátrica do HU foi desativado devido à necessidade de reformas em 2019 e as atividades foram transferidas para uma área ao lado.

Ainda conforme o hospital, a nova área possui iluminação em LED, sistema de ar-condicionado central com uso de água gelada, revestimento de piso com manta vinílica, forro contínuo em áreas críticas, tudo executado conforme as exigências da vigilância sanitária.

Foi desenvolvido ainda o projeto de ambientação com aplicação de adesivos de personagens criados exclusivamente para os setores de pediatria do HU. A execução deste projeto foi viabilizada pela AAHU (Associação Amigos do HU).

Hospital Infantil Joana de Gusmão reabre Unidade de Isolamento

Nesta semana também foi reaberta a Unidade de Isolamento do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis. Com as mudanças, a partir desta terça-feira (14), o hospital conta com um total de 14 leitos para isolamento.

Os leitos de isolamento hospitalar são destinados à prevenção da transmissão de agentes infecciosos por meio de contato direto ou indireto com o paciente ou o ambiente. Antes da reforma, o hospital infantil contava com 8 leitos de isolamento.

Com as mudanças, o hospital agora conta com um total de 14 leitos para isolamento - Bruna Borges/Divulgação/HIJG/SES
1 3
Com as mudanças, o hospital agora conta com um total de 14 leitos para isolamento - Bruna Borges/Divulgação/HIJG/SES
Conforme diretor do Hospital Infantil, espaço estava fechado para ajustes e sem maiores restrições de uso - Bruna Borges/Divulgação/HIJG/SES
2 3
Conforme diretor do Hospital Infantil, espaço estava fechado para ajustes e sem maiores restrições de uso - Bruna Borges/Divulgação/HIJG/SES
Reforma iniciou no mês de agosto - Bruna Borges/Divulgação/HIJG/SES
3 3
Reforma iniciou no mês de agosto - Bruna Borges/Divulgação/HIJG/SES

A reforma iniciou no mês de agosto e faz parte da ação de governo da SES (Secretaria de Estado da Saúde). “Estamos trabalhando intensamente fomentando essa e outras ações nas unidades para que se organizem a fim de ofertar serviços com ainda mais qualidade aos nossos pacientes”, disse o secretário André Motta Ribeiro.

Conforme o diretor do Hospital Infantil, Maxiliano de Oliveira, o espaço estava fechado para ajustes e sem maiores restrições de uso, dependendo apenas da iniciativa de viabilizar a reforma. “Nos empenhamos para reabrir o mais rápido possível a fim de reduzir o tempo de espera dos pacientes por leito de isolamento, tanto em casos de transferências internas, quanto externas”, explicou o diretor.

+

BG Florianópolis

Loading...