HRO está com 97% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados

Hospital Regional do Oeste está com 34 de 35 leitos ocupados e busca profissionais qualificados para ampliar o atendimento aos 40 leitos habilitados

Com 34 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19, o HRO (Hospital Regional do Oeste), de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, está com 97,14% dos leitos ocupados. A informação foi divulgada pela direção técnica e administrativa nesta terça-feira (1°). 

Dos 35 leitos com equipe técnico profissional atuando, 34 estão ocupados. Segundo o HRO, o hospital dispõe de 40 leitos, mas possui equipe completa formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com possibilidade de atenção especializada para 35 pacientes. 

HRO conta com dois espaços de UTI Covid-19 – Foto: Cristiano Estrela/ Secom/NDHRO conta com dois espaços de UTI Covid-19 – Foto: Cristiano Estrela/ Secom/ND

“Estamos empenhando todos os esforços para bem atender com qualidade e resolutividade a demanda, porém estamos no limite das possibilidades no que diz respeito a recursos humanos”, declarou o diretor técnico e médico do HRO, Sérgio Luiz Moura Casagrande. 

Busca por profissionais

De acordo com ele, o hospital persiste na busca por profissionais nos três Estados do Sul, bem como em outros centros urbanos do país na expectativa de compor equipes para os demais cinco leitos disponíveis.

“Já remanejamos as equipes disponíveis, porém temos a responsabilidade de atenção hospitalar na manutenção de todas outras especialidades como ortopedia, oncologia entre outras, bem como atenção especializada na gestação em alto risco e pronto socorro”, acrescentou o diretor técnico.

Em decorrência disso o hospital suspendeu todos os procedimentos eletivos de qualquer natureza no bloco cirúrgico, mantendo prioritariamente equipes disponíveis para casos de emergência e/ou urgência bem como centro obstétrico.

Internações

Até o fim da manhã desta terça-feira, estão internados 34 pacientes nas duas UTI’s destinadas para Covid-19. Desse total, 24 são de Chapecó, dois de Ponte Serrada, um de Coronel Freitas, um paciente de Guatambu, um de Palmitos, um de Quilombo, um de São Miguel do Oeste, um de São Brasil, um de Três Barras e um de Cordilheira Alta.

HRO inaugurou no início do ano nova ala. – Foto: Mauricio Vieira/Secom/NDHRO inaugurou no início do ano nova ala. – Foto: Mauricio Vieira/Secom/ND

Já na enfermaria Covid, há 24 pacientes, dos quais 17 são de Chapecó, dois de Cordilheira Alta, um paciente de Guatambu, um de Nova Itaberaba, um de Ponte Serrada e um de Xaxim.

Dados analisados pelo HRO apontam que oito pacientes estão na faixa entre 17 e 50 anos, 17 pacientes entre 50 e 59 anos, 12 pacientes entre 60 e 69 anos, 16 pacientes entre 70 e 79 anos e cinco pacientes com mais de 80 anos.

Segundo o HRO, mantendo a conduta constantemente orientada pelo Ministério da Saúde, novamente são reforçadas recomendações para que todas as medidas necessárias no enfrentamento à pandemia sejam mantidas e cumpridas pelo cidadão. 

Cresce o número de mortes

Chapecó registrou nesta terça-feira (1º) a 93ª morte. A vítima foi um idoso de 84 anos que estava internado na Unimed. Ele possuía registro de outras doenças. 

O número de casos ativos está em 1.085 e outros 1.703 aguardam o resultado de exames. Ao todo já foram confirmados 10.733 casos da doença e 9.555 são considerados recuperados. Seguem em internação hospitalar em enfermaria 53 pacientes.

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde