Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


Içara confirma primeiro caso da variante Ômicron

Suspeita é que o paciente tenha tido contato com pessoas da África do Sul e da Itália

O município de Içara, no Sul do Estado, confirmou, por meio de nota, a primeira infecção por Covid 19 com a variante Ômicron. A suspeita é que o paciente a tenha contraído após contato com pessoas da África do Sul e da Itália.

Primeiro caso de variante Ômicron foi registrado em Içara – Foto: Renam Meinen/NDTVPrimeiro caso de variante Ômicron foi registrado em Içara – Foto: Renam Meinen/NDTV

O paciente, de 21 anos, foi atendido no Centro de Triagem do município em 27 de dezembro. Na época, os profissionais de saúde suspeitaram que fosse a variante Ômicron e encaminharam o material coletado ao Lacen (Laboratório Central do Estado), onde posteriormente foi transferido ao Laboratório Fiocruz, que confirmou a suspeita.

Leia a nota na íntegra:

O Governo Municipal de Içara, através da Vigilância Epidemiológica municipal, recebeu no último dia 17 a confirmação de uma infecção por Covid-19 com a variante Ômicron. Trata-se de um paciente de 21 anos atendido no Centro de Triagem do município no dia 27 de dezembro.

Com efeito à orientação permanente e qualificação dos profissionais, a equipe de saúde suspeitou que pudesse ser a referida variante e enviou o material coletado ao Lacen (Laboratório Central do Estado) com solicitação para encaminhamento ao Laboratório Fiocruz, o que permitiu a confirmação.

Com o aumento do número de atendimentos, a Secretaria de Saúde de Içara abriu nessa quinta-feira (20) o segundo Centro de Triagem e atua com frequência na qualificação da equipe que trabalha no combate à Covid-19. O paciente já está de alta após ter cumprido o isolamento doméstico. A suspeita é que ele tenha contraído a infecção após contato com pessoas da África do Sul e Itália.

Loading...