Idoso morre enquanto aguardava leito de UTI em Canoinhas

Vítima, de 79 anos, estava intubada há dois dias em uma Unidade de Pronto Atendimento 24h

A falta de leitos nos hospitais públicos de Santa Catarina já começa a trazer reflexos. Na madrugada desta sexta-feira (5), um idoso de 79 anos morreu por Covid-19 enquanto esperava uma vaga na UTI. O caso ocorreu em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense.

Vítima de 79 anos estava há dois dias intubada na Unidade de Pronto Atendimento 24h de Canoinhas – Foto: Divulgação/SES/NDVítima de 79 anos estava há dois dias intubada na Unidade de Pronto Atendimento 24h de Canoinhas – Foto: Divulgação/SES/ND

Segundo a Prefeitura, o homem estava há dois intubado na Unidade de Pronto Atendimento 24h. Ele deixa dois filhos, netos e demais familiares e amigos.

Em nota, o prefeito Beto Passos lamentou a situação. “Rogamos que Deus possa trazer conforto e esperança neste momento de dor a todos os enlutados por esta tragédia”, disse.

Outros dois pacientes ainda aguardam leitos

De acordo com a secretária de saúde de Canoinhas, Kátia Oliskowski, há, ainda, outros dois pacientes com Covid-19 aguardando abertura de leitos.

“Nesta semana já chegamos a ter cinco pacientes esperando vagas. Uma mulher está intubada na UPA. O marido foi transferido no meio da semana e ela permanece aguardando leito. Outro paciente está no Centro de Triagem e aguarda internamento clínico”, revela.

Kátia afirma que a situação no município é gravíssima. “Chegamos em um momento de muita atenção e imploramos às pessoas que fiquem em casa porque nós não vamos conseguir absorver mais demanda de paciente para internamento no Hospital Santa Cruz e nem em outro hospital da região”.

Em Canoinhas, desde o início da pandemia, já foram confirmados 2.912 casos e 43 mortes. O Hospital Santa Cruz, que possui 10 leitos para tratamento da doença, está com todos eles ocupados.

Hospitais com 99,64% de ocupação em Santa Catarina

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta sexta-feira (5), há 291 pessoas esperando por um leito de UTI Covid adulto em Santa Catarina.

Atualmente, a taxa de ocupação é de 99,64% dos leitos de UTI adulto destinados ao tratamento da Covid-19 no Estado. Em cinco regiões, a taxa é de 100%.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde