Idoso recordista do Guiness será um dos primeiros imunizados contra a Covid-19 em SC

Walter Orthmann, morador de Brusque, é o funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa; vacinação na cidade deve começar nesta terça-feira (19)

Walter Orthmann, de 98 anos, será uma das primeiras pessoas a receber a vacina contra o coronavírus em Santa Catarina. O idoso, que mora em Brusque, no Vale do Itajaí, entrou para o Guiness Book por ser o funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa.

A escolha de Orthmann foi confirmada na tarde desta segunda-feira (18) pelos membros do Comitê Gestor, criado para elaboração do Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19.

Walter Orthmann na Alesc – Foto: Guto Kuerten/Agência AL/NDWalter Orthmann na Alesc – Foto: Guto Kuerten/Agência AL/ND

Além dele, devem receber a vacina nesta terça-feira (19) o chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque, Aurinho Silveira de Souza, e um representante de cada hospital da cidade (Azambuja, Dom Joaquim e Imigrantes).

Neste primeiro momento, Brusque estima receber cerca de mil doses da vacina. O material será armazenadas no Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha.

O primeiro grupo a receber a vacina é o mesmo definido pelo Plano Nacional de Imunização: profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência.

Para atender a população serão montados dois grandes postos de vacinação, um na Unifebe e outro na Uniasselvi. O município informou ainda que, para agilizar as próximas etapas da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta todos os cidadãos que procuram as unidades de saúde dos seus bairros para atualização cadastral.

“Nós estamos prontos para começar a campanha. As vacinas irão para a regional de Blumenau e depois serão trazidas para Brusque. Assim que recebermos começaremos imediatamente o processo de imunização”, afirma o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza.

A vacinação será ampliada para outros grupos prioritários conforme chegarem mais doses da vacina. De acordo com o Plano Nacional de Imunização os próximos pessoas que terão prioridade no recebimento da vacina serão idosos entre 60 e 74 anos e, na sequência, pessoas com comorbidades.

Cuidados pós-vacinação

De acordo com o médico infectologista, Ricardo Freitas, a vacina que será disponibilizada para Brusque é a Coronavac.

“Quem tomar a primeira e a segunda dose não está livre para retirar a máscara, parar de utilizar álcool em gel ou deixar de manter distanciamento social. Pelo contrário, deve continuar com os mesmos cuidados de hoje. Isso porque a vacina não impede a transmissão da doença. O estudo de transmissibilidade ainda está em andamento”, alerta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...