Idosos acima de 75 anos serão vacinados conforme mais doses da vacina contra a Covid-19 c

Centros de saúde de Florianópolis já se preparam para a imunização e estão reunindo, em uma lista, os nomes das pessoas que fazem parte deste grupo por área de abrangência

A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta semana a estratégia para vacinação de idosos com mais de 75 anos contra a Covid-19. De acordo com o município, essa população será imunizada conforme mais lotes de vacinas chegarem à cidade e segundo as prioridades definidas pela equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Até este sábado (30), 5.679 pessoas foram vacinadas na cidade contra a Covid-19 – Foto: Chaiana Muller/PMF/Divulgação/NDAté este sábado (30), 5.679 pessoas foram vacinadas na cidade contra a Covid-19 – Foto: Chaiana Muller/PMF/Divulgação/ND

Para se preparar para a vacinação deste grupo, os centros de saúde do município fazem neste momento uma lista nominal de todos os idosos por área de abrangência. Também serão vacinados os idosos acamados em casa.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que os idosos que podem ir presencialmente até a unidade deverão agendar a sua vacinação pelo WhatsApp da equipe evitando filas ou aglomerações, diminuindo as chances de infecções pela doença.

A imunização também poderá ser feita em centros próprios para a atividade, em todas as regiões da cidade. “Os locais de vacinação serão divulgados dentro das próximas semanas, ainda não começamos a vacinar este grupo de idosos porque recebemos poucas doses, mas começaremos assim que a chegada destas remessas possibilitarem a aplicação das doses. É muito importante que todos sigam as recomendações das nossas equipes de saúde”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Até o momento, a Prefeitura de Florianópolis recebeu 8.630 doses de vacinas para a primeira aplicação. Outras 5.000 estão com o governo estadual para garantir a segunda dose.

Até este sábado (30), 5.679 pessoas foram vacinadas na cidade contra a Covid-19, de acordo com dados do vacinômetro, ferramenta que traz os dados referentes à imunização no município e que fica dentro do covidômetro, portal da Prefeitura de Florianópolis que traz todos os dados e informações do coronavírus na cidade. Toda a atual fase da campanha de vacinação do município pode ser acompanhada pelo site.

Doses recebidas de Oxford

Na última quarta-feira, a Prefeitura da Capital recebeu 3.580 doses de vacinas da Oxford, que foram entregues pelo governo do Estado. De acordo com a prefeitura, todo quantitativo será utilizado para aplicação da primeira dose.

Essas doses serão utilizadas, inicialmente, para vacinar trabalhadores da saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados com coronavírus nos centros de saúde, trabalhadores da aaúde que atuam na alade Covid-19 de hospitais e equipes de coleta dos centros exclusivos de testagem para o coronavírus e equipes de coletas do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Também continuam a serem vacinados os idosos e trabalhadores de ILPI e profissionais de UTI e emergência.

Florianópolis está ainda na primeira fase da vacinação contra a Covid-19, e executa as  etapas de 1a a 1c – Foto: Chaiana Muller/PMF/Divulgação/NDFlorianópolis está ainda na primeira fase da vacinação contra a Covid-19, e executa as  etapas de 1a a 1c – Foto: Chaiana Muller/PMF/Divulgação/ND

 Plano municipal para a vacinação

Florianópolis está ainda na primeira fase da vacinação contra a Covid-19, e executa as  etapas de 1a a 1c,  que se destina à população de UTI´s (Unidades de Terapia Intensiva) e trabalhadores de UTIs, urgência e emergência dos hospitais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (ILPIs) e seus trabalhadores, equipes de vacinação da Covid-19, urgência e emergência (UPAs e Samu), equipes de coleta de teste de swab de Covid-19 e atendimento de sintomáticos (centros de saúde, alas de internação covid-19), conforme dados do covidômetro.

Entre os profissionais de saúde, explica o município, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas de Covid-19 que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerão de acordo com os quantitativos de vacina que chegarem à cidade.

Segunda e terceira fases

Na fase 2, serão imunizadas pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis.

A terceira fase será composta moradores do município com comorbidades especificadas no plano de vacinação como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e transplantados, por exemplo. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizante e programação do Ministério da Saúde.

Para as demais fases de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão, por meio de um aplicativo, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informa que as pessoas que já se consultaram em algum centro de saúde, UPA ou policlínica, já receberam vacinas em algum momento ou pegaram medicamentos em alguma farmácia municipal, já têm cadastro e poderão acessar seus dados pelo aplicativo.

Durante todo o período de imunização, os centros de saúde continuarão atendendo a população normalmente durante o período de imunização.  A Prefeitura da Capital destaca ainda que os locais de vacinação contra a Covid-19 serão divulgados de acordo com a população que será imunizada em cada fase do plano municipal de vacinação e conforme as doses chegarem à cidade.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Prefeitura de Florianópolis