Idosos devem ser liberados de isolamento vertical na próxima semana em Joinville

Decreto do dia 25 de junho, permite que idosos apenas saiam de casa para irem ao trabalho, supermercado, farmácia ou atendimento médico

A Prefeitura de Joinville estuda revogar, na próxima semana, o decreto que determina o isolamento vertical dos idosos. O motivo é a baixa taxa de ocupação dos leitos de UTI da cidade, que estão abaixo de 80% há quatro dias, segundo a Secretaria de Saúde.

Se taxa de ocupação se manter abaixo de 80%, idosos serão liberados do isolamento – Foto: Prefeitura Joinville/Divulgação/ND

O decreto foi emitido no dia 25 de junho, como medida de enfrentamento do novo coronavírus, principalmente entre os idosos, grupo mais atingido pela doença e que lidera o ranking de mortes. As pessoas com mais de 60 anos estavam liberados para sair de casa apenas para o trabalho, supermercado, farmácia ou atendimento médico.

A medida inclusive foi alvo de manifestações de entidades que defendem os direitos das pessoas com mais de 60 anos e da Defensoria  Pública.

Agora, com a baixa ocupação dos leitos, a liberação dos idosos pode ocorrer no dia 9 de setembro, data final dos atuais decretos de enfrentamento à Covid-19 no município. Porém, a medida só acontecerá se nos próximos dias a taxa de ocupação dos leitos continuar baixa.

Além disso, até esta data, continua suspensa a realização de eventos, além de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas e museus. Também continua valendo as regras de restrições em comércios.

+

Saúde