Implantes dentários Premium e os segredos de uma cicatrização mais rápida

Avanços da ciência permitem uma redução significativa do tempo de tratamento para os pacientes e a tranquilidade de um novo sorriso

Implantes são placas de titânio que servem para recuperar dentes perdidos – Foto: DivulgaçãoImplantes são placas de titânio que servem para recuperar dentes perdidos – Foto: Divulgação

A falta de dentes e o uso de algum tipo de prótese dentária ou dentadura ainda são situações que atrapalham a vida de muitas pessoas. Seja por dificuldade de mastigação ou por motivos estéticos, os cuidados com a dentição e o sorriso são muito importantes.

“Para tratar estes problemas, os implantes dentários são a melhor opção para recuperar dentes perdidos e trocar as dentaduras móveis por dentes fixos novamente”, afirma o especialista da SC Implantes, Dr. Rodrigo Granato.

“Estes implantes, a grosso modo, são pequenos parafusos de Titânio que substituem as raízes dos dentes perdidos, instalados diretamente no osso em uma pequena cirurgia, para dar suporte aos novos dentes fixos”, explica.

Técnica vem sendo aprimorada

A técnica para colocar os implantes existe há mais de 50 anos, e desde então vem sendo atualizada e aprimorada para trazer mais benefícios e segurança para os pacientes.

“Quando os implantes foram criados, existia apenas um modelo, para tratar somente a falta dos dentes inferiores. Naquela época, os implantes eram instalados e precisavam ficar, obrigatoriamente, 6 meses em repouso para cicatrizar, antes de se colocar os dentes fixos sobre eles”, conta Dr. Rodrigo.

Nos últimos anos, devido ao esforço das indústrias em aprimorar seus produtos através de muita pesquisa científica, surgiram novos modelos de implantes que dentre outros benefícios permitem que ocorra uma cicatrização mais rápida destes implantes, reduzindo significativamente o tempo de tratamento.

Os avanços das linhas Premium

Estas linhas de produtos diferenciados geralmente são definidas como Premium, presentes tanto nos sistemas de implantes nacionais quanto nos importados.  São exemplos destes aprimoramentos as modificações na superfície dos implantes e o próprio desenho (formato) do parafuso.

“Com relação aos tratamentos na superfície do implante, estas consistem em produzir microrrugosidades e adicionar nanopartículas que melhoram a relação com os líquidos do corpo e facilitam a aceitação pelo organismo. Já as mudanças na forma do parafuso de implante são aquelas relacionadas ao desenho das suas roscas, a técnica de instalação e ao seu formato em geral”, detalha Dr. Rodrigo.

“A soma dessas características novas permite uma melhor estabilidade do implante no momento de sua instalação, melhor afinidade do implante com os tecidos vivos do organismo e em última instância, uma cicatrização mais rápida do implante no osso”, resume.

Melhores condições para o paciente

“Para os pacientes, tudo isso se traduz em menor tempo de tratamento, podendo diminuir dos tradicionais 6 meses de cicatrização dos implantes para algo em torno de 30 a 45 dias”, conta Dr. Rodrigo.

Ele explica que em algumas situações, pode-se inclusive lançar mão da técnica de carga imediata, onde o implante é instalado e o dente fixo preparado em até 72 horas. “Existem casos, entretanto, que este tempo de espera não deveria ser muito reduzido, como nos casos que necessitem enxertos ósseos, pessoas que fumam, que apresentem certas doenças ou tomam certos medicamentos”, alerta.

“Mesmo nesses casos mais complexos, o uso de implantes mais modernos aumenta as chances de sucesso, diminuindo as possibilidades de qualquer complicação. Lembrando que cada pessoa tem sua história, e os tratamentos devem ser individualizados para cada situação”, observa.

Imagem microscópica de uma moderna superfície de implante, texturizada com nanopartículas – Foto: DivulgaçãoImagem microscópica de uma moderna superfície de implante, texturizada com nanopartículas – Foto: Divulgação

Sobre a SC Implantes

Na SC Implantes, a equipe de profissionais estará preparada para tratar, com segurança, pacientes que se enquadrem nessas situações. Os profissionais, Dr. Rodrigo Granato e Dr. José Della Pasqua Neto são Especialistas, Mestres e Doutores em Implantodontia e têm experiência na área há mais de 15 anos.

SC IMPLANTES

  • Dr. José Della Pasqua Neto – CRO 5503 / @dellapasquaneto
  • Dr. Rodrigo Granato – CRO SC 6903 / @granatorodrigo
  • Unidade Centro: Rua Emílio Blum, 131
  • Sala 401 A, Centro – Florianópolis -SC
  • Unidade Estreito: Rua Professora Antonieta de Barros, 155, Estreito – Florianópolis – SC
  • contato@scimplantes.com.br
  • Agendamentos: (48) 3223-2564 – WhatsApp: (48) 9 8419-5838. ⠀
  • Facebook / Instagram

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Saúde Mais