Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Influenza ou Covid-19: onde tem atendimento em cidades do Norte Catarinense

A realidade não é diferente da grande maioria das regiões e municípios remanejaram profissionais e unidades de atendimento por conta do aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas

O aumento de casos de Covid-19 ou Influenza é fato nos últimos dias. E no Norte Catarinense, várias cidades montaram também atendimentos específicos diante da demanda. A coluna apurou com as cidades:

Atendimentos casos de Síndrome Gripais no Norte Catarinense. – Foto: Amanda Weber/PMGAtendimentos casos de Síndrome Gripais no Norte Catarinense. – Foto: Amanda Weber/PMG

Guaramirim

A direção do Hospital Santo Antônio, de Guaramirim emitiu um comunicado pelo aumento diário de procura por consulta. Nessa segunda, (17), inclusive, alcançou um recorde de 2022, com 207 pacientes atendidos.

A diretoria pede que os moradores procurem o hospital apenas quando os sintomas de síndrome gripal se manter por 48h ou se piorar e ainda se o paciente sentir falta de ar ou dor para respirar. Além disso, também é sugerido atendimento em casos de tosse e febre persistente mesmo após a ingestão de antitérmico.

Conforme o diretor Valmor Busnello, as idas desnecessárias ao hospital são contraindicadas pelo risco de exposição à covid-19 e H3N2. Guaramirim tem um centro de triagem na rua João Butschardt, no centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Jaraguá do Sul

O último boletim confirma 491 novos casos, mas com baixa taxa de ocupação hospitalar com UTI adulto: 15%. Secretaria de Saúde do município remete a vacina. Desde o dia 13 de janeiro, o atendimento eletivo (não de urgência) está suspenso em todas as unidades básicas de saúde do município.

A medida se deve ao número de profissionais das unidades que positivaram para covid-19 e também a necessidade de reforçar as equipes de atendimento Covid na UBS Czerniewicz, e Barra do Rio Cerro – Wolfgang Weege, além da central de atendimento 0800-643-8089, com Pronto Atendimento do Hospital São José.

Mafra

O município se preparou para atender de forma ágil as pessoas com sintomas da Covid-19. Na upa, equipe de médicos e enfermeiros estão designados somente para testagem rápida e atendimento aos que tiverem positivado. Aos primeiros sintomas, o indicado é ir até a UPA, fazer testagem rápida e para sair medicado. De 10 de janeiro ao dia 20,  foram registrados cerca de 1000 casos ativos, mas a taxa de ocupação na uti: 4%.

São Bento do Sul

Desde quarta (19) todas as unidades de saúde retornaram ao seu atendimento normal à população. Das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30. O plantão noturno segue na unidade de saúde central das 17h30 às 21 horas.

São Francisco do Sul

Os testes no terminal turístico não acontecem mais. Sem kit’s para os diagnósticos para suspeitas de síndrome gripal eles voltaram a ser realizados exclusivamente na triagem do município, na Praça Getúlio Vargas s/n, antigo prédio dos correios, das 8h às 19h.

A ala Covid do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça das 20h às 8h não realiza atendimento médico. Além disso não há fornecimento de atestados para pacientes assintomáticos. O caminho é procurar o centro de triagem só se apresentar sintomas de síndrome gripal.

Loading...