Investimento em ações de combate à Covid-19 mantém índice de letalidade baixo na Capital

Desde no início da pandemia, município adota iniciativas pioneiras, monitora os casos positivos e endurece medidas restritivas para frear a disseminação do coronavírus na cidade

Enquanto sobem os números de casos e mortes decorrentes da Covid-19 no Estado e no país, Florianópolis tem mantido sua taxa de letalidade em 0,7%,   índice que representa não apenas a menor letalidade, mas também a menor subnotificação entre as capitais brasileiras.  Nesta quinta-feira (17), pelos dados do Covidômetro, portal que reúne informações e dados sobre a Covid-19 na Capital, Florianópolis tem 38.537 casos da doença e 279 óbitos.

Desde o início da pandemia, prefeitura realizou mais de 145 mil testes na capital catarinense – Foto: PMF/Divulgação/NDDesde o início da pandemia, prefeitura realizou mais de 145 mil testes na capital catarinense – Foto: PMF/Divulgação/ND

Também já foram realizados mais de 145 mil testes na capital catarinense desde o início da pandemia, em março deste ano. Os números que o município apresenta hoje são resultado das políticas adotadas pela prefeitura desde a notificação dos primeiros casos na cidade, em março deste ano.

A administração municipal foi pioneira nas ações voltadas à prevenção e redução da curva de contágio do coronavírus no Estado e no país, como a adoção de medidas restritivas na cidade, serviços voltados ao atendimento da população e ampliação da testagem em toda a cidade.

Estas iniciativas começaram ainda no dia 13 de março, quando a prefeitura decretou a proibição de eventos na cidade com mais de 250 pessoas (ao ar livre)  e mais de 100 pessoas (em locais fechados). O anúncio foi realizado após a confirmação de dois casos positivos de infecção na Capital.

No dia 16 de março, o município publicou decreto que suspendeu as aulas na rede municipal e privada da capital catarinense. Pelo mesmo decreto, também foram fechados, por 14 dias, cinemas, museus e teatros.  Foram ainda proibidos cursos com público suspensas visitas em lares de idosos.

Alô Saúde Floripa

Também no dia 16 de março foi lançado Alô Saúde Floripa, o primeiro atendimento pré-clínico via SUS (Sistema Único de Saúde).  O serviço oferece assistência pré-clínica via telefone e aplicativos, gratuitamente, 24 horas por dia. Ao ligar para o número, o morador de Florianópolis pode tirar dúvidas sobre o sistema de saúde, receber orientação sobre autocuidados e marcar consultas sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde.

Alô Saúde Floripa já atendeu mais de 82 mil ligações desde março deste ano – Foto: PMF/Divulgação/NDAlô Saúde Floripa já atendeu mais de 82 mil ligações desde março deste ano – Foto: PMF/Divulgação/ND

Pioneiro no país, o serviço de teleatendimento da Prefeitura de Florianópolis  já atendeu mais de  82 mil ligações desde que passou a operar na cidade. Além da Central Telefônica (0800-333-3233) e o Whatsapp das equipes, o programa também tem um aplicativo próprio, o Alô Saúde Floripa, que está disponível nas plataformas IOS e Android, e o site www.alosaudefloripa.com.br.

Reunimos, abaixo, algumas ações realizadas contra a Covid-19 na capital catarinense durante este ano. Confira a retrospectiva:

19/3  – Prefeitura fecha acesso à orla

– No dia 19 de março, em vista do movimento registrado nos balneários da Capital, o prefeito Gean Loureiro fechou o acesso as orlas das praias de Florianópolis por sete dias para evitar a aglomeração de pessoas.

– Os ônibus também foram proibidos de entrar na Ilha de Santa Catarina e  a ação foi monitorada pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis)

– A prefeitura de Secretaria Municipal de Educação criaram o portal da educação para alunos que estão em casa sem ir as escolas.

21/3 – Início barreira sanitária no Aeroporto Internacional Hercílio Luz

Começa barreira sanitária no Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Foto: Divulgação/NDComeça barreira sanitária no Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Foto: Divulgação/ND

Nesta data começou a ser feito o controle sanitário de passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. A ação do município foi realizada em parceria com a concessionária Floripa Airport e Anvisa. O prefeito Gean Loureiro (DEM) cogitou entrar na Justiça caso não obtivesse aval federal para implementar a medida.

26/03 – Prefeitura de Florianópolis compra testes de Covid-19 inspirada na Coréia do Sul

Uma das primeiras cidades a estabelecer medidas de distanciamento social, Florianópolis anunciou testes em larga escala para barrar a proliferação da Covid-19.

As prefeituras da capital catarinense e de outras três cidades próximas —Biguaçu, Palhoça e São José—comprarão os exames com recursos próprios.

 Florianópolis realiza testes em larga escala =- Foto: PMF/Divulgação/ND Florianópolis realiza testes em larga escala =- Foto: PMF/Divulgação/ND

Os testes em massa foram uma das ações adotadas pela Coreia do Sul, país que conseguiu achatar a curva do novo coronavírus sem impor restrições severas às atividades comerciais e à circulação de pessoas.

27/03 – Gean anuncia quarentena até o dia 8 de abril

– Apesar do decreto estadual ter estabelecido a retomada gradual da atividade econômica a partir de quarta-feira (1/4), o prefeito Gean Loureiro anunciou a manutenção da quarentena em Florianópolis até 8 de abril.

Prefeitura começa a enviar SMS na pessoas morem a até 200 metros de um caso confirmado de coronavírus – Foto: Divulgação/NDPrefeitura começa a enviar SMS na pessoas morem a até 200 metros de um caso confirmado de coronavírus – Foto: Divulgação/ND

30/03 – Prefeitura afirma que vai mandar SMS para pessoas próximas à pacientes

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, começou a enviar SMS no dia 31 de março para pessoas que morem a até 200 metros de um caso confirmado de coronavírus. A medida   faz parte de uma ação conjunta com empresas de software e tecnologia da Capital que desenvolveram o sistema de maneira gratuita.

02/04 – Retomada – com regras sanitárias – da construção civil em todo o estado

– Gean anuncia diminuição de salários dele, dos secretários e dos vereadores

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, assinou no dia 2 de abril deste ano decreto que reduziu o próprio salário em 30% e o salário dos secretários e vice-prefeito em 20%. A medida foi válida por 60 dias e feita em conjunto com a Câmara Municipal. No Legislativo, foi reduzido em 30% o salário do presidente e 20% dos demais vereadores.

10 /04 – Anúncio sobre uso de máscaras obrigatório para quem trabalha em estabelecimentos

Município anunciou, na data,  decreto que tornou obrigatório o uso de máscaras de panos para toda população que acessa ou trabalha em algum serviço de atendimento ao público e que  a medida passaria a valer em uma semana,

 15/04 – Prefeitura de Florianópolis começa a fazer testes em drive-thru

Florianópolis começou a aplicar  testes rápidos para detectar o coronavírus no Titri (Terminal da Trindade)

16/04 – Passageiros que desembarcam com sintomas passam a ser testados no próprio aeroporto

Florianópolis foi a  primeira cidade do país a fazer testes rápidos para Covid-19 no aeroporto internacional.

Outras medidas realizadas no nmunicípio:

17/04 – O uso de máscara se tornou obrigatório

22/04 – Liberação de shoppings, academias de ginástica e igrejas em todo o estado. –

27/04 – Florianópolis exige que supermercados, templos religiosos e hotéis façam aferição de temperatura dos clientes

29/04 – Prefeitura anuncia o Covidômetro

01/05 – O uso de máscara também passa a ser obrigatório em vias de grande movimento da Capital, como a Avenida Beira Mar Norte

Em maio, o uso de máscara passou na ser obrigatório em vias movimentadas de Florianópolis &#8211; Foto: PMF/Divulgação/ND <span style="color: #000000;"><b> </b></span>Em maio, o uso de máscara passou na ser obrigatório em vias movimentadas de Florianópolis – Foto: PMF/Divulgação/ND  

 05/05 – Retomada gradual de serviços públicos

20/05 – Florianópolis determina restrição domiciliar para paulistas em feriado na Capital

29/05 – Florianópolis autoriza a volta dos treinos

01/06 – Uso de máscaras se torna obrigatório no bairro Ingleses

2/06 – Florianópolis testa 1.5 vezes mais que Coréia do Sul, com estratégia de ampliação det estagem para o novo coronavírus

06/06 – Florianópolis fica 32 dias sem mortes pelo coronavírus na cidade

10/6: Polícia Militar de Santa Catarina é reconhecida como autoridade de saúde para fiscalização das medidas de enfrentamento à Covid-19

17/06 – Retorno do transporte coletivo com medidas restritivas    

24/06 – Prefeitura volta a fechar shoppings, academias e galerias . Uso de se torna obrigatório em toda a cidade, com multas que podem chegar a R$ 2.500. Com a medida, restaurantes só poderm funcionar das 11 h às 15 h durante os dias da semana. No período noturno e finais de semana, estão liberados apenas entrega e busca no balcão. Já os bares e lanchonetes podempermanecer abertos até às 18h

Procon suspende atendimento presencial;

11/07 – Passa a valer decreto unificado das prefeituras da Grande Florianópolis

*Proibido shoppings aos domingos, circulação em espaços públicos e cursos livres

 12/07 – Florianópolis volta a ter jogos de futebol com jogadores sendo testados para covid-19

 17/07 – Suspenso por 14 dias atendimento presencial no pró-cidadão

 24/07 – Prorrogado decreto unificado as Prefeituras da Grande Florianópolis

 04/08 – Prefeitura de Florianópolis amplia leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital de Caridade

07/08 – Prorrogado por mais 14 dias decreto unificado das prefeituras da Grande Florianópolis

21/08 – Novo decreto publicado mantém transporte intermunicipal suspenso

31/08 – Florianópolis passa a ter quatro Centros de Testagem para o novo coronavírus

03/09 – Florianópolis supera 70 mil testes realizados para o coronavírus

04/09 – Decreto amplia horário de bares e restaurantes e permite música ao vivo com regulamento sanitário. O decreto também autoriza permanência em praia para prática individual de esportes.

08/09 – Centro de testagem de covid-19 do Centro é aberto

13/09 – Shoppings autorizados a abrir nos domingos

18/09 – Publicado novo decreto com novas restrições como a liberação de utilização da beira-mar aos finais de semana, esportes aquáticos individuais, e extensão no tempo de abertura de bares e, restaurantes

21/09 – Prefeitura discute volta de ônibus estaduais e intermunicipais

21/09 – Leitos de UTI têm a menor ocupação em 4 meses

24/09 – Prefeitura autoriza volta dos ônibus interestaduais com protocolos sanitários

29/09 –   O comitê estratégico criado para discutir o retorno das aulas no município, exigido por decreto estadual fez sua primeira reunião em Florianópolis, sob a coordenação do secretário da Educação, Maurício Fernandes Pereira. Foi definido, na ocasião, que seria apresentada a minuta do protocolo de segurança a ser adotado nas escolas

 01/10 – Pessoas em situação de rua fazem teste para o coronavírus

08/10 – Mais horários de ônibus

09/10 – Liberação de ônibus com capacidade de 70% dos passageiros

 12/10 – Multas e fiscalizações durante feriado

13/10 – Protocolo Sanitário de volta às aulas é divulgado

19/10 – Florianópolis cancela queima de fogos no ano novo

22/10 – Prefeitura multa 54 pessoas que descumpriram isolamento na cidade

 23/10 –Município envia orçamento ao Legislativo propondo a compra de vacinas quando forem aprovadas

26/10 – Reunião debateu medidas para conter aumento do coronavírus em Florianópolis

 27/10 – realizada força-tarefa para fiscalizar o cumprimento de medidas sanitárias no feriado de Finados

 28/10 – Medidas para visitação em cemitérios

31/10 – Vigilância Sanitária multa estabelecimento por descumprir regras sanitárias

Vigilância Sanitária fiscaliza cumprimentos das medidas restritivas na Capital &#8211; Foto: PMF/Divulgação/NDVigilância Sanitária fiscaliza cumprimentos das medidas restritivas na Capital – Foto: PMF/Divulgação/ND

10/11 – Medidas em evento PRF

16/11 – Florianópolis divulga que  vai aumentar média de testagem para coronavírus (mil testes por dia)

17/11 – Florianópolis registra mais de 126 mil teleatendimentos durante a pandemia

18/11 – Abertura 5° Centro de Testagem para coronavírus

Prefeitura inaugura o 5° Centro de Testagem Exclusivo para o coronavírus &#8211; Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/NDPrefeitura inaugura o 5° Centro de Testagem Exclusivo para o coronavírus – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

28/11 – Mais de 290 estabelecimentos foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária em operação para conter aglomerações na Black Friday

01/12 – Vigilância Sanitária de Florianópolis faz ação para fiscalizar se escolas particulares estão seguindo protocolos sanitários

– Alô Saúde já atendeu mais de 82 mil pessoas em Florianópolis em meio à pandemia

03/12 -Prefeitura de Florianópolis divulga números da investigação epidemiológica por WhatsApp com pacientes com Covid-19 desde o início da pandemia

04/12 – Em Florianópolis realiza mais de 142 mil testes para a Covid-19 durante a pandemia

11/12 –  A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Sanitária, realizada ação de fiscalização em todos os terminais de ônibus de Florianópolis e no terminal Rita Maria

13/12 -0 prefeito Gean Loureiro divulga vídeo falando de como o município se prepara para a vacinação contra a Covid-19 em 2021;  

15/12 – Florianópolis divulga plano de ação para temporada de verão

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Prefeitura de Florianópolis