Itajaí ajusta vacinação contra Covid-19 para reduzir filas e problemas no agendamento

Município promove "repescagem" da vacinação de profissionais da Educação e outros grupos prioritários nesta quarta (21)

Após relatos de filas quilométricas no Centreventos para vacinação dos trabalhadores das indústrias e sistema lento e poucas vagas para agendamento por idade, o município de Itajaí acatou uma recomendação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) para ajustar o esquema de vacinação contra a Covid-19.

Fila quilométrica para vacinação contra Covid-19 em ItajaíTrabalhadores chegaram a enfrentar sete horas de fila para vacinação no Centreventos – Foto: Grazi Guimarães/ND

Na última segunda-feira (12), o MPSC emitiu uma recomendação para que o município diminuísse a faixa etária dos grupos a serem vacinados, respeitando os critérios do PNI (Plano Nacional de Imunização), além de descentralizar a vacinação, reduzindo as filas por senhas.

Na sexta (16) e no sábado (17), um mutirão de vacinação foi feito em diversos pontos, com distribuição de senhas, e não apenas no Centreventos.

Vacinação polêmica

A vacinação de trabalhadores industriais, portuários, grávidas, lactantes e puérperas acontecia sem agendamento, diretamente no Centreventos. Nas últimas semanas, trabalhadores chegaram a enfrentar sete horas de fila para receber o imunizante. Por dia, eram distribuídas mil senhas.

Já por faixa etária, para pessoas sem comorbidades, a vacinação acontecia por agendamento. No entanto, segundo o MPSC, por ser muito ampla – de 40 a 59 anos -, na prática, os mais jovens acabavam se vacinando antes que os de mais idade.

Para resolver o problema, a secretaria de Saúde anunciou a vacinação sem agendamento de pessoas entre 50 e 59 anos, na sexta (16) e no sábado (17). Devido à baixa adesão, a secretaria abriu para moradores de 45 anos ou mais em 10 unidades de saúde entre segunda (19) e terça-feira (20), sem agendamento.

Itajaí faz “repescagem” da vacinação para profissionais da Educação – Foto: Prefeitura de Itajaí/DivulgaçãoItajaí faz “repescagem” da vacinação para profissionais da Educação – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

“Repescagem” da vacinação

Itajaí ainda retoma nesta quarta-feira (21) a vacinação de profissionais da Educação. Estes profissionais poderão receber o imunizante no Centreventos, das 8h às 17h30, mediante apresentação de documento de identificação com foto e CPF e declaração da unidade escolar em que atua comprovando o vínculo.

Também podem se vacinar no Centreventos, sem agendamento prévio, os seguintes grupos prioritários: trabalhadores de saúde com ou sem CNES, caminhoneiros com carteira de habilitação C, D ou E, aquaviários, gestantes, puérperas, lactantes, pessoas com comorbidades, motoristas e cobradores do transporte coletivo, profissionais da limpeza urbana e coleta de resíduos e idosos com 60 anos ou mais. Além disso, podem ser vacinados no local os trabalhadores portuários agendados pela Vigilância Epidemiológica do município.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os moradores que integram os grupos prioritários devem ficar atentos à documentação necessária para se vacinar contra Covid-19. É obrigatório apresentar documento de identificação e comprovante da condição ou da atividade exercida. Clique aqui e confira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...