Itajaí: “estamos organizando para imunizar o maior número de pessoas” afirma secretário

Município tem capacidade para armazenar entre 350 mil e 770 mil doses de vacina

Itajaí  já se prepara para receber as vacinas contra a Covid-19, o município montou uma estrutura exclusiva para o medicamento e duas possibilidades: a disponibilidade via ministério da Saúde e  SES (secretaria de Estado da Saúde), ou ainda, se necessário, a compra de doses com recursos próprios.

Nesta quarta-feira (13) a secretaria de Saúde de Itajaí solicitou a compra de seis novas câmaras de vacina para armazenamento de doses. Atualmente, o município conta com 35 câmaras de 340 litros cada.

Juntos os equipamentos têm capacidade para armazenar entre 350 mil e 770 mil doses de vacina, dependendo do tamanho da embalagem. A rede municipal aplicou, em 2020, 108.672 doses na população – média de 10 mil a 11 mil vacinas por mês.

Itajaí se prepara para vacinar a população – Foto: Mateus Nunes/NDItajaí se prepara para vacinar a população – Foto: Mateus Nunes/ND

O secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte, explica que o município deve seguir as diretrizes e protocolos nacionais e estadual, mas que Itajaí não vai deixar de vacinar as pessoas, caso esses recursos não sejam suficientes.

“Nós seguiremos as diretrizes e protocolos nacionais e estaduais de imunização. Estamos nos organizando para imunizar o maior número de pessoas possíveis e já adquirimos insumos para reforçar nossos estoques. Caso não venha vacina em quantidade suficiente dos órgãos responsáveis, o Município não irá se eximir de cuidar da população itajaiense”, afirma Duarte.

Ainda segundo o secretário, as unidades básicas de Itajaí participam de todas as campanhas de imunização do Ministério da Saúde. “Nossas unidades têm capacidade para executar a vacinação e atender à população com a logística mais adequada”, completa.

Ainda em 2020 foram adquiridos mais de 300 mil itens, como agulhas e seringas. A cidade também conta com mais de 90 profissionais de saúde capacitados para vacinação, 30 salas de vacina espalhadas pelos bairros e uma rede de frios com 35 câmaras para armazenamento de milhares de doses.

Vacinação em Etapas

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização, em etapas, de grupos prioritários: trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos, população indígena, comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Ainda não há data para início da aplicação de doses, porém a estimativa do Governo Federal é que estes grupos sejam todos vacinados ainda no primeiro semestre de 2021.

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde