Itajaí já vacinou 87% dos adultos com pelo menos uma dose da vacina da Covid-19

Ainda assim, 23 mil adultos de Itajaí ainda não receberam nenhuma dose da vacina, mesmo após o fim do prazo previsto pelo governo do Estado

Com o fim do prazo previsto pelo governo estadual para vacinar todos os adultos nesta terça-feira (31), Itajaí já contabilizou mais de 154 mil moradores de Itajaí que tomaram pelo menos uma das doses da vacina contra a Covid-19, o que representa quase 87% da população acima de 18 anos, de 177.838 pessoas. Além disso, mais de 55 mil, ou seja, cerca de 31% da população adulta, já está totalmente imunizado.

Ainda assim, pelo menos 23 mil pessoas com mais de 18 anos de Itajaí ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19. Ainda assim, a cidade está acima da meta de vacinados estabelecida pelo governo do Estado – 75% da população adulta.

Para chegar em 100% dos adultos vacinados com a primeira dose, seria necessária uma remessa de 23.017 doses da vacina, além do necessário para vacinação dos adolescentes e segunda dose.

Cerca de 87% da população adulta de Itajaí tomou a vacina contra Covid-19 – Foto: Prefeitura de Itajaí/DivulgaçãoCerca de 87% da população adulta de Itajaí tomou a vacina contra Covid-19 – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

Em relação à população total, que, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 226.617, cerca de 67,9% já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Cerca de 25% da população total já está complementante imunizada, seja com as duas doses ou com a dose única da vacina.

Os idosos acima de 60 anos foram os que mais se vacinaram em Itajaí. São 26 mil pessoas desta faixa etária já imunizadas. Os jovens também se destacaram pela procura: foram mais de 20 mil pessoas entre 18 e 24 anos que receberam pelo menos uma dose da vacina. Destaque ainda para trabalhadores de saúde (26.931 pessoas), pessoas com comorbidades (6.646 pessoas) e profissionais da Educação (6.212 pessoas).

Vacinação não para

A vacinação contra Covid-19 continua para a população em geral com 18 anos ou mais, em 30 unidades de saúde e no Centreventos, das 8h às 17h30, de segunda à sexta. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão SUS.

Itajaí também abriu pré-cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente no site agendamento-vacina.itajai.sc.gov.br. Para começar a vacinar este grupo, no entanto, é preciso que o governo do Estado envie novas doses da vacina da Pfizer – única aprovada pela Anvisa para aplicação neste grupo.

Meta do Estado

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destaca que a SES (Secretaria de Estado da Saúde), afirmou que estabeleceu, junto aos municípios, a meta de vacinar pelo menos 75% do público alto.

“Não podemos dizer que não conseguimos cumprir o que foi pactuado entre estados e municípios. Apesar de dependermos do envio de novas doses por parte do ministério da Saúde, já vacinamos 85% da população adulta (do Estado) com a primeira dose. Sem contar as doses que já foram aplicadas e ainda não foram registradas no sistema. Portanto, a meta foi superada pelos municípios e consideramos que a pactuação do Calendário foi cumprida, pois todos os municípios já ofereceram doses para a população adulta”, declarou o superintendente.

De acordo com levantamento realizado pela SES, o estado precisaria receber mais 675.299 doses da vacina contra a Covid-19 para conseguir contemplar 100% da população com 18 anos ou mais com a primeira dose da vacina. “Sabemos que ainda existe um contingente populacional acima de 18 anos que ainda resta ser vacinado, mas para isso necessitamos que o Ministério encaminhe mais doses para completarmos a vacinação desse grupo”, destaca.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...