Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Itajaí realizará campanha massiva contra coronavírus

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, confirmou para amanhã o início de uma campanha em massa da população, de caráter preventivo, na sequencia de iniciativas públicas para combater o coronavirus.

A Prefeitura Municipal vai colocar a disposição da população o fármaco Ivermectina, usado também em vários tipos de infestações de parasitas.  Segundo o prefeito Morastoni, que é médico, o produto foi distribuido na África, Nova Zelândia e outros países, teve resultados positivos, evitando a contaminação.

Na cidade praiana, as autoridades adotaram três medidas para enfrentamento do pandemia:  o preventivo com Ivermectina, o curativo com tratamento precoce da contaminação e o aumento dos leitos de UTI para cura do vírus.  Tudo isto com recomendações e fiscalização rigorosa no distanciamento social, uso de álcool em gel, higiene pessoal e sem aglomerações.

Itajaí aumentou o número de leitos hospitalares e registra hoje média de 50% a 60% da taxa de ocupação.

Na região metropolitana, contudo, a situação é grave, com os hospitais de Balneário Camboriu lotados e outros menores também com elevado número de internações.

O governo estadual está executando obras no Complexo Maria Tereza, anexo do Hospital Marieta Konder Bornhausen, visando a abertura de mais 40 leitos de UTI.

O prefeito prevê a conclusão das obras físicas de dois andares para este fim de semana e a liberação dos leitos até o fim do mês.

*