Itajaí revoga decreto com medidas sanitárias mais rígidas para se adequar à Amfri

Município tinha adotado ações mais rigorosas, mas agora segue as orientações do Estado

Nesta segunda-feira (1°) Itajaí revogou o decreto de n° 12.135/2021, que estabelecia novas ações de enfrentamento à Covid-19 até 12 de março. Com isso, ficam em vigor as normas estabelecidas nos decretos estaduais.

De acordo com a prefeitura, a decisão levou em conta a unificação das medidas sanitárias na região da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí).

Com a revogação, as atividades em todos os órgãos da Administração Pública Municipal serão retomadas, presencialmente, a partir desta terça-feira (2). Durante o expediente devem ser mantidas as medidas preventivas necessárias para enfrentamento à Covid-19.

Muitas pessoas desrespeitaram as determinações do lockdown e saíram para praticar esportes neste sábado (27) em Itajaí – Foto: Almir Rodrigues/NDTVMuitas pessoas desrespeitaram as determinações do lockdown e saíram para praticar esportes neste sábado (27) em Itajaí – Foto: Almir Rodrigues/NDTV

Confira as principais determinações dos decretos estaduais

O decreto 1.168/2021, válido de segunda a sexta-feira, proíbe o funcionamento de casas noturnas e espetáculos, bem como a venda de bebidas alcoólicas em postos e conveniências das 00h às 6h. Conforme a legislação, o transporte público pode funcionar com 50% dos passageiros sentados.

Também fica limitado a 25% da ocupação o funcionamento de parques temáticos, zoológicos, cinemas, teatros, circos, museus, igrejas e templos religiosos, eventos sociais, bares, congressos, palestras, seminários, feiras, exposições e inaugurações. O horário de funcionamento vigente é das 6h às 23h59. Praias, parques, praças, jardins botânicos, balneários e demais espaços públicos estão liberados somente sem aglomeração de pessoas.

Academias, shoppings centers, restaurantes, cafeterias, pizzarias, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos comerciais devem permitir o acesso de novos clientes até as 23h, com encerramento das atividades às 23h59.

Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas podem atuar das 6h às 23h59. Já agencias bancárias, lotéricas e cooperativas podem funcionar com atendimento individual, controle de entrada e distanciamento.

Já o decreto 1.172/2021 do Governo do Estado suspende, em regime de quarentena, entre as 23h de sexta-feira (5) até as 6h de segunda-feira (8), todas as atividades não essenciais como comércio de rua, shoppings, restaurantes entre outros.

UTI 97,14% ocupada

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (1°), Itajaí soma 16.714 casos confirmados de Covid-19 e 361 óbitos em decorrência da doença.

Do total de contaminados, 14.958 pacientes já se recuperaram (89,49%) e 1.395 estão com o vírus ativo (48 internados e 1.347 em isolamento domiciliar).

De acordo com o Hospital Marieta Konder Bornhausen a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está ocupada em 97,14%, já de acordo com o Governo do Estado a ocupação de leitos do Hospital chegou aos 100%, confira o mapa.

Mapa mostra UTI adulta de Itajaí 100% ocupada – Foto: Reprodução Governo de Santa CatarinaMapa mostra UTI adulta de Itajaí 100% ocupada – Foto: Reprodução Governo de Santa Catarina

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde