Já parou para cuidar das suas articulações? Elas são essenciais para sua qualidade de vida

Tratamento como a viscosuplementação com ácido hialurônico é uma boa alternativa para o problema. Saiba mais sobre as articulações

Joelho é a articulação mais afetada com o passar do tempo – Foto: Reprodução/PixabayJoelho é a articulação mais afetada com o passar do tempo – Foto: Reprodução/Pixabay

Se você já se aproxima ou está passando dos 50 anos pode sentir que as articulações não são as mesmas e, pela sua importância para todos os movimentos do corpo, merecem uma atenção especial.

Ou ainda, se você tem a doença chamada osteoartrose/osteoartrite ou conhece alguém que sofre deste mal, este é mais um motivo para ficar atento às possibilidades de tratamento e cuidados para evitar o desgaste que leva a processos inflamatórios, dores e dificuldades no seu dia a dia.

A osteoartrose/osteoartrite é uma doença que acomete principalmente pessoas acima de 50 anos devido ao desgaste articular. Este desgaste leva a processo inflamatório, dor e incapacidade funcional, que vai desde leve até grave. Pode acometer todas as articulações, mas o joelho está entre as mais afetadas, justamente pela sua alta funcionalidade no corpo.

Doença é crônica e progressiva. Cuide-se!

Explica o especialista Dr. Roberto Carvalho Krebs, do Instituto Catarinense de Ortopedia e Traumatologia (InCot) que, com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, teremos cada vez mais o aumento dos casos de osteoartrose.

Considerada de interesse de saúde pública, esta é uma doença crônica e progressiva, sendo um dos grandes desafios dos ortopedistas e médicos que tratam da patologia.

O objetivo do tratamento é evitar, ou melhor, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

“O tratamento baseia-se num conjunto de medidas para que consigamos estabilizar a patologia e melhorar a qualidade de vida dos acometidos pela osteoartrose/ostreoartrite, entre elas a redução de peso corpóreo, melhora da massa muscular através de atividade física orientada, fisioterapia, medicamentos para alívio da dor e inflamação, medicamentos ditos condroprotetores e a viscosuplementação”, informa Dr. Roberto.

O conjunto de todas estas medidas adotadas melhora a qualidade de vida destes pacientes.

Mas afinal, o que é a viscosuplementação?

Ácido hialurônico tem efeito mecânico para diminuir atrito articular – Foto: Reprodução PixabayÁcido hialurônico tem efeito mecânico para diminuir atrito articular – Foto: Reprodução Pixabay

Explica Dr. Roberto Krebs que a viscosuplementação com ácido hialurônico tem efeito mecânico para diminuir o atrito articular.

O líquido sinovial é composto por oligoelementos, entre os quais, o ácido hialurônico, que é considerado uma molécula chave na biomecânica articular.

“Acredita-se que o mecanismo de ação do ácido hialurônico está relacionado com a inibição de mediadores inflamatórios e enzimas condrodegenerativas, o que reduz o desgaste articular e aumenta a produção da matriz cartilaginosa, promovendo um alívio mais duradouro da dor, melhora da capacidade funcional e retardo da progressão da osteartrose, sendo uma das grandes armas que temos atualmente no combate desta patologia”, diz.

O InCot está sempre procurando os melhores e mais atuais tratamentos para as patologias ortopédicas, pautado no conhecimento científico, ético e na seriedade. Procure seu médico de confiança e evite as doenças nas articulações, obtendo longevidade, com mais saúde e bem-estar.

Sobre o InCot

O InCot é uma clínica com 38 médicos especialistas no assunto. São mais de 18 anos de excelência nesses serviços. É um lugar para a realização de exames complementares de RX e ultrassonografia, além de tratamentos e atendimentos de emergência.

Pensou em Ortopedia, pensou em InCOT, maior clínica de ortopedia da Grande Florianópolis.

  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h.
  • InCot: Av. Mauro Ramos, 901, Centro – Florianópolis/SC
  • InCot Premium: Rua Luiz Delfino, nº 31, 1º andar, Ed. Centro Médico Montes Alpha.
  • Telefone: (48) 4042-1085

+

Saúde Mais

Loading...