Já vacinou seu filho maior de 6 meses e menor de 6 anos contra a gripe em Blumenau?

Prazo para comprovar a imunização contra a Influenza em crianças da rede municipal de ensino termina na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto

Vacinação de crianças maior de 6 meses e menor de 6 anos – Foto: iStockphoto/NDVacinação de crianças maior de 6 meses e menor de 6 anos – Foto: iStockphoto/ND

Os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças maiores de seis meses e menores de 6 anos que estudam na rede municipal de ensino de Blumenau para tomar a vacina contra a influenza precisam se apressar, pois o prazo para a comprovação da aplicação do imunizante termina na próxima segunda-feira (2/8). 

Esse já é um período prorrogado para que os alunos recebam as doses da vacina, que inicialmente terminava em 1° de julho. A comprovação deverá ser feita mediante a apresentação de declaração ou carteirinha de vacinação junto à secretaria da instituição de ensino, que anexará cópia do comprovante ao cadastro da criança. 

A secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, destaca a importância do decreto que tornou obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação para crianças que frequentam as unidades de educação infantil ou escolas da rede municipal de educação. “Esta medida contribui para proteger as crianças e cria um ambiente mais seguro para todos. Desta forma, são colocadas em dia as vacinas que precisam ser aplicadas, denotando a preocupação do Município com a vida de nossas crianças”, completa.

Decreto torna obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação para as crianças que frequentam as unidades de educação infantil ou escolas da rede municipal de educação – Foto: PMB/Marcelo MartinsDecreto torna obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação para as crianças que frequentam as unidades de educação infantil ou escolas da rede municipal de educação – Foto: PMB/Marcelo Martins

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, ao todo, 13.933 crianças devem apresentar o comprovante até a primeira quinzena de julho, 12.077 já apresentaram e ainda falta a comprovação de vacinação de 1.856 estudantes nesta faixa etária.

 É muito importante que os estudantes sejam imunizados contra a influenza, já que as crianças estão entre os principais grupos de risco em relação à doença. Neste ano, com a pandemia da Covid-19, a proteção é especialmente importante, principalmente no ambiente escolar. Apesar de seguirmos todos os protocolos de segurança sanitária nas escolas, do distanciamento, álcool gel, entre outras medidas, as salas de aula são ambientes coletivos e quanto mais alunos estiverem imunizados, menor será a incidência da doença, os afastamentos e a perda de aulas para as crianças e trabalho para seus pais”, explica a médica infectologista da Secretaria de Promoção da Saúde, Luisa Andrea Torres Salgado.

Blumenau segue imunizando contra a Influenza

A Prefeitura de Blumenau segue com agendamento disponível para vacinação contra a Influenza. As doses estão sendo aplicadas nas salas de vacina dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) e unidades Estratégia Saúde da Família (ESF). Toda a população acima de seis meses de idade pode se vacinar.

Prefeitura de Blumenau segue imunizando contra a Influenza – Foto: PMB/Marcelo MartinsPrefeitura de Blumenau segue imunizando contra a Influenza – Foto: PMB/Marcelo Martins

O agendamento da vacina contra a gripe pode ser feito no site da Prefeitura ou entrando em contato com sua unidade ESF.

O telefone do Alô Saúde segue disponível para demandas relacionadas à Covid-19. As salas de vacina dos sete Ambulatórios Gerais seguem atendendo em horário ampliado nesta semana, das 8h às 20h, ao invés de até as 18h como é o funcionamento normal.

A médica Luisa Andrea Torres Salgado explica a importância da vacina contra a gripe. “A Influenza é uma doença viral, respiratória, contagiosa, que pode acontecer durante todo o ano e que pode levar a complicações e óbito. A melhor forma de prevenir casos mais graves ainda é a vacinação”, destaca.

Intervalo mínimo de 14 dias

Pessoas que foram vacinadas contra o coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau, no site da prefeitura, conforme as vagas vão sendo preenchidas, o nome das unidades ESFs e AGs são retiradas da ferramenta.  Conforme o governo do Estado enviar mais doses da vacina, novas vagas serão disponibilizadas, e a relação de unidades com vagas disponíveis voltará a ser exibida no site.

Cobertura vacinal

As equipes da Semus seguem trabalhando para ampliar a cobertura vacinal na cidade. Até o momento, Blumenau vacinou 110.265  pessoas contra a gripe desde o início da campanha neste ano, o que representa 63,9%  de cobertura vacinal, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% da população, o que corresponde a 123.606 pessoas na cidade. A vacina contra a Influenza protege contra formas mais grave do vírus, que também pode levar a óbito.

+

Prefeitura de Blumenau

Loading...