Japão encontra nova variante de Covid-19 e notifica mais de 90 casos

De acordo com o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, a cepa mutante foi encontrada em 93 pacientes com a doença no leste do país

O governo do Japão informou, nesta sexta-feira (19), que identificou uma nova variante do coronavírus. A cepa mutante foi encontrada em 93 pacientes com Covid-19 no leste do país.

De acordo com o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, 91 casos foram confirmados em Kanto, cidade a 120 km de Tóquio, e outros dois em aeroportos, informou a agência de notícias Reuters.

Variante mutante pode ser mais contagiosa do que as cepas originais – Foto: Divulgação/Pixabay/NDVariante mutante pode ser mais contagiosa do que as cepas originais – Foto: Divulgação/Pixabay/ND

O secretário alertou que a variante mutante pode ser mais contagiosa do que as cepas originais. “Se continuar a se espalhar internamente, pode levar a um rápido aumento de casos”, disse.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas informou que o vírus encontrado tem a mutação E484K na proteína spike, responsável por fazer a ligação do vírus nas células humanas. A mesma mutação está presente nas variantes do Brasil, África do Sul e Reino Unido, em circulação no mundo.

O Japão tem 422.710 casos de Covid-19 e 7.359 mortes causadas pela doença. O país iniciou o programa de vacinação nesta quinta (18), em meio à terceira onda da doença. As autoridades temem que a nova cepa seja resistente às vacinas, dificultando o processo de imunização.

+

Saúde