Jaraguá do Sul inicia ação para conter proliferação do mosquito transmissor da dengue
Neste ano, a cidade registrou 20 casos, dois deles contraídos no município
Com 10 casos confirmados de dengue, sendo dois deles contraídos no próprio município, Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, iniciou o mês de março com uma ação para tentar conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegyptu) iniciou na quarta-feira (4) e deverá percorrer todos os bairros do município. Os agentes devem visitar as residências para checar se existem depósitos de água parada que possam ser criadouros do mosquito. Além disso, a equipe também orienta a população sobre os cuidados e prevenção. A ação é uma exigência do Ministério da Saúde para cidades consideradas infestadas pelo mosquito, que é o caso de Jaraguá do Sul há um ano.
A agente de endemias Luciana Garnier explica que a cidade está caminhando para uma situação de alerta com o objetivo de barrar uma possível epidemia. “Nós estamos observando que a cada dia estamos encontrando mais focos do mosquito e isso é um alerta para que a população se conscientize. Nós temos que prevenir eliminando todo e qualquer depósito”, afirma.
Os dois casos de dengue contraídos em Jaraguá do Sul são de um homem de 22 anos e uma mulher de 55 anos. A cidade confirmou ainda outros 18 casos, mas de pacientes que contraíram a doença durante viagens para outras cidades e estados do país.
Em Santa Catarina, já são 65 casos confirmados de dengue neste ano.
Leia também:
Dengue: sobe para 42 o número de casos confirmados em Joinville
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.