Joinville atingiu apenas 45% da meta de vacinação contra poliomielite

Ainda faltam ser vacinadas cerca de 16 mil crianças na campanha que segue até o dia 30 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acaba no dia 30 de outubro e Joinville está longe de atingir a meta planejada pelo município. Das 28.378 crianças que devem receber a gotinha, apenas 12.993 foram vacinadas, o que corresponde a apenas 45,79% da meta.

“Ainda faltam ser vacinadas cerca de 16 mil crianças e só temos mais uma semana de campanha”, alerta a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.

Joinville atingiu apenas 45,79% da meta de vacinação contra a poliomielite – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A dose extra contra a poliomielite é para crianças de um ano completo a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), mesmo que estejam com a caderneta em dia. 

A Secretaria da Saúde destaca que esta campanha é realizada para manter a pólio erradicada no Brasil. Mesmo quem estiver com a carteirinha em dia deve ir à unidade de saúde para diminuir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país.

 “Os pais podem comparecer nas unidades de saúde tranquilos, pois a vacinação está sendo feita de maneira segura. É muito importante participar desta campanha com nossos filhos, semelhante a quando éramos crianças”, acrescenta Sandrine.

Campanha Nacional de Multivacinação também termina no dia 30

Além da campanha relacionada à poliomielite, a Campanha Nacional de Multivacinação também se encerra no próximo dia 30. Nesse caso, o objetivo é atualizar o calendário vacinal em crianças e em adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Estão sendo oferecidas as vacinas BCG, Febre Amarela, Meningocócica ACWY, Poliomielite, Varicela, DTP, Hepatite A, Meningocócica C, Rotavírus, dTpa, Hepatite B, Pentavalente, Tetra Viral, dT, HPV Quadrivalente, Pneumocócica 10, Tríplice Viral.

Quem tem alguma dúvida se está com as doses em dia, também deve ir até uma unidade de saúde levando a carteirinha de vacinação. Os profissionais vão conferir se o esquema vacinal da criança ou do adolescente está completo. Na multivacinação, até agora foram vacinados 20.286 crianças e adolescentes.

+

Saúde