Joinville começa semana com dois leitos de UTI Covid adulto no SUS

Se contar ocupação de toda a rede destinada para tratamento da doença, cidade está com lotação de 82%

O avanço da Covid-19 continua em Joinville, no Norte do Estado. Neste sábado (20), a cidade contava com mais de 2,2 mil casos ativos da doença, sendo que desses, 98 dos pacientes estão internados na UTI.

Maior cidade de Santa Catarina inicia a semana com apenas dois leitos disponíveis – Foto: Divulgação/Secom/NDMaior cidade de Santa Catarina inicia a semana com apenas dois leitos disponíveis – Foto: Divulgação/Secom/ND

Mas, o que assusta, é a forma como a cidade inicia a semana na rede hospitalar: dos 84 leitos de UTI adulto da rede pública de saúde, destinados para tratamento da doença, apenas dois estão disponíveis. Ou seja: 98% das unidades estão lotadas.

Os dados são do Painel Covid-19 da Prefeitura de Joinville. Já em relação a rede privada, 85% dos leitos de UTI adulto estão ocupados. Por fim, se contar toda a estrutura hospitalar da cidade, a lotação é de 82%.

Painel mostra a situação dos leitos de UTI em toda a rede de saúde de Joinville – Foto: Painel Covid-19/DivulgaçãoPainel mostra a situação dos leitos de UTI em toda a rede de saúde de Joinville – Foto: Painel Covid-19/Divulgação

Desde o início da pandemia, a maior cidade do Estado já acumula 56.150 casos confirmados da doença e 669 mortes. Só na última sexta-feira (19), mais 305 pessoas positivaram para Covid-19 e outras duas morreram.

Além disso, há três meses Joinville e região permanecem no nível gravíssimo no mapa de risco do Governo do Estado de Santa Catarina. Na atualização deste sábado, o Nordeste apresentou melhora em dois quesitos: caiu de 3,5 para 3,0, na transmissibilidade; e de 3,0 para 2,5, no evento sentinela (número de óbitos).

Nos indicadores de capacidade de atenção e monitoramento, a região permanece com a pontuação de 4,0.

Tabela de dimensões no mapa de risco para Covid-19 em 20 de fevereiro de 2021 – Foto: Divulgação/SESTabela de dimensões no mapa de risco para Covid-19 em 20 de fevereiro de 2021 – Foto: Divulgação/SES

No momento, continua em vigor o decreto que limita a capacidade de público em 30% nos estabelecimentos e a suspensão de atividades em casas noturnas, boates, pubs e casas de shows. Segundo a Prefeitura, novas definições, sobre possíveis restrições ou manutenção do decreto atual, só devem acontecer na terça-feira (23), dia de vencimento do documento.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde