Joinville concentra 267 das 382 mortes por coronavírus na região Nordeste de SC

Epicentro da pandemia no Estado, Joinville tem 70% das mortes registradas em 11 municípios da região

A região Nordeste de Santa Catarina continua, há semanas, entre aquelas com risco potencial gravíssimo para a pandemia do coronavírus. Mesmo adotando medidas de restrição que, em alguns municípios, estão sendo flexibilizadas – como a retomada do transporte – a região tem visto o número de casos e mortes aumentar.

Joinville concentra 70% das mortes por coronavírus entre 11 municípios da região – Foto: Fapesc/Divulgação/ND

Considerada o epicentro da pandemia no Estado, Joinville concentra 267 das 382 mortes registradas em 11 municípios da região. Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul somam, juntas, 115 mortes. Com isso, a cidade mais populosa do estado concentra 70% dos óbitos, desde o início da pandemia, na região.

Naturalmente, Joinville também concentra o maior número de casos confirmados, 65,5% dos pacientes diagnosticados com coronavírus, desde o início da pandemia, são do município que, até o dia 2 de setembro, havia confirmado 15.788. casos. A região soma 24.094 diagnósticos positivos, o que corresponde a 13% do total catarinense.

Um dos principais fatores que tem mantido a região em risco gravíssimo é a situação dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) à disposição dos pacientes. De 11 municípios, apenas São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Joinville possuem leitos de terapia intensiva para o tratamento de pacientes com a Covid-19 e atendem as cidades da região.

A menor taxa de ocupação entre os três municípios é de Jaraguá do Sul, com 62% dos leitos ocupados. Joinville tem mantido a taxa de ocupação e, com 41 leitos disponíveis e 102 ocupados, tem uma taxa de 71% de ocupação. A situação mais grave é em São Bento do Sul. A cidade do Planalto tem 80% dos leitos ocupados por pacientes em tratamento.

Confira os números da Covid-19 nos municípios da região

+

Saúde