Joinville decreta luto oficial pelas 1000 mortes de Covid-19

O luto de três dias saiu em decreto nesta quinta-feira (1) como forma de prestar solidariedade às famílias das vítimas

Joinville atingiu a triste e impactante marca de mil joinvilenses mortos por Covid-19 nesta quinta-feira (1º). Como forma de demonstrar solidariedade às famílias e pela memória das vítimas desta pandemia, o prefeito Adriano Silva decretou luto oficial de três dias, por meio da assinatura do Decreto 41.740.

bandeiras de JoinvilleLuto oficial de três dias em Joinville  – Foto: Rogério da Silva/Secom/Divulgação ND

“Esta é uma forma de demonstrar nosso mais sincero pesar aos familiares das vítimas da pandemia e também para honrar a memória de cada uma delas. Vamos continuar trabalhando com muito comprometimento no enfrentamento da Covid-19”, destaca o prefeito.

Segundo a Prefeitura, desde o início da pandemia, o município, por meio da Secretaria da Saúde (SES), ampliou a capacidade da rede para garantir atendimento aos pacientes contaminados e que necessitam de assistência.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Leste e Sul foram adaptadas para atender como Hospitais de Campanha. Houve ampliação no horário de funcionamento, remanejamento de servidores em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Por este motivo algumas delas precisaram ser fechadas temporariamente.

A SES também investiu em infraestrutura, aquisição de equipamentos, compra de medicamentos e na contratação de servidores para reforçar as equipes que desempenham um papel essencial na linha de frente de combate à doença.

Aumento de mortes está relacionado à variante P1

O aumento na quantidade de óbitos neste início de ano está relacionado à circulação da variante conhecida como P1. Com a chegada desta variante à Santa Catarina, o que o sistema de saúde enfrentou foi uma mudança no cenário da pandemia, com pessoas mais jovens precisando de internação, além da aceleração da gravidade dos quadros de saúde.

Para conter o avanço da pandemia, a Prefeitura de Joinville reforçou a necessidade das pessoas respeitarem os regramentos vigentes. É extremamente importante manter o distanciamento, higienizar corretamente as mãos e utilizar máscara, além de evitar aglomeração e ambientes com grande concentração de pessoas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde