Joinville libera acesso de mais de uma pessoa por família ao comércio na semana que vem

A restrição ao acesso de mais de um familiar a estabelecimentos comerciais era válida desde julho

Após pouco mais de um mês de restrição em Joinville, no Norte de Santa Catarina, os joinvilenses podem voltar a acessar o comércio da cidade junto com outras pessoas da mesma família a partir do dia 9 de setembro. 

A liberação está prevista no Decreto 39.249, emitido pela Prefeitura no dia 31 de agosto. Apesar disso, segundo o documento, a ocupação dos estabelecimentos comerciais não pode ultrapassar 30% da capacidade de público do local.

A restrição na entrada de pessoas da mesma família foi implementada em meados de julho, quando a pandemia de coronavírus na cidade fez a lotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados à doença chegar próximo ao limite. O mês de julho registrou o pico no número de atendimentos relacionados à Covid-19, com cerca de 25 mil notificações e mais de 7 mil casos confirmados no município.

Para a liberação da entrada de mais de uma pessoa do mesmo grupo familiar ao comércio, o novo decreto considera que houve redução no número de internações — no dia 30 de agosto, a ocupação de leitos de UTI voltados ao tratamento exclusivo de pacientes com coronavírus era de 69%, indicando redução no número de internações. Nesta terça-feira (1º), a ocupação desses leitos é de 70%.

O documento emitido pela Prefeitura também liberou o transporte coletivo na cidade a partir do dia 1º de setembro e deve autorizar o uso dos ônibus pelos idosos no próximo dia 9, caso a ocupação dos leitos se mantenha baixa.  Joinville contabiliza até terça-feira, 15.593 casos confirmados de Covid-19 e 265 óbitos causados pela doença.

+

Saúde