Joinville recebe mais 4.010 doses da vacina contra Covid-19

Remessa do imunizante da Oxford, em parceria com a AstraZeneca, será usado na vacinação dos profissionais da saúde de Joinville

A Secretaria da Saúde de Joinville, no Norte do Estado, recebeu mais 4.010 doses da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (27). Os imunizantes da Oxford, em parceria com a AstraZeneca, serão usados para estender a vacinação dos profissionais de saúde da cidade.

Joinville recebe mais 4.010 doses da vacina Vacinas foram encaminhadas para Joinville nesta quarta-feira (27) – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

A quantidade faz parte do segundo lote distribuído pelo Estado aos municípios catarinenses. Santa Catarina recebeu do governo federal as novas doses, importadas da Índia, no último domingo (24).

A escolha de contemplar os profissionais da saúde nesta etapa da vacinação segue a deliberação 003/2021 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que reúne representantes da Secretaria Estadual e das Secretarias Municipais de Saúde.

“Contando com as doses deste novo lote, iremos ampliar a cobertura da vacina para os profissionais da saúde e garantir mais segurança para este grupo, que é fundamental para que possamos continuar oferecendo atendimentos de qualidade”, diz Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde da cidade.

Segundo a secretaria, o quantitativo será usada para estender a vacinação dos profissionais das Unidades de Pronto-atendimento Norte e Sul, às equipes de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, aos que realizam a coleta e o diagnóstico laboratorial para coronavírus e os que atuam na assistência clínica de pacientes com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 em todos os níveis.

Joinville recebe nova remessa de vacinas Estado recebeu 47,5 mil doses da empresa Oxford/AstraZeneca no domingo (24) – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Divulgação/ND

Joinville já recebeu mais de 9 mil doses de vacinas

Com a nova remessa, Joinville passa a contar com 9.634 doses de vacina contra a Covid-19. Na semana passada, a cidade recebeu 5.624 unidades do primeiro lote da CoronaVac, imunizante da Sinovac em parceria com o Butantan.

Na cidade, 3.225 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19, o que representa 57,3% do total das doses recebidas pela secretaria na primeira remessa. Além dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença, também estão sendo vacinados os moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Rosângela de Oliveira Cardoso, 51 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Joinville – Foto: Alfa Stofelli/NDTVRosângela de Oliveira Cardoso, 51 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Joinville – Foto: Alfa Stofelli/NDTV

Cidade segue sem denúncias de “fura-filas”

Até a manhã desta quinta-feira (28), Joinville ainda não havia registrado denúncias dos casos de “fura-fila” no processo da vacinação. Uma das estratégias adotadas para coibir a situação está o processo de gestão unitária das doses, realizada pela Vigilância em Saúde.

O ato consiste em encaminhar apenas a quantidade necessária para cada unidade, conferindo a listagem completa dos vacinados, conforme o Plano Nacional de Imunização. Além disso, a Prefeitura está enviando periodicamente, depois da vacinação, a lista dos imunizados ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

“Estamos conduzindo uma vacinação séria e muito transparente. Não vamos admitir nenhum desvio de conduta neste processo”, reforça Jean.

Em casos de denúncia ou relatos, o cidadão pode entrar em contato diretamente com a prefeitura pelo Ligue Saúde, Web Saúde e pela Ouvidoria.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde