Joinville vai comprar testes rápidos para diagnosticar a dengue em 30 minutos

Em epidemia de dengue, Joinville quer agilizar o diagnóstico da doença a partir de testes que serão usados pela primeira vez na cidade

Joinville registrou as primeiras três mortes por dengue em 2021 e vive uma epidemia da doença com mais de 8,5 mil casos confirmados. Diante da gravidade da situação, a prefeitura vai comprar testes rápidos para agilizar o diagnóstico na cidade.

Joinville vai comprar testes rápidos para diagnosticar a dengue – Foto: André Borges/Agência Brasília/NDJoinville vai comprar testes rápidos para diagnosticar a dengue – Foto: André Borges/Agência Brasília/ND

Atualmente, as amostras coletadas em pacientes com suspeita de dengue são enviadas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Florianópolis, onde são analisadas em um prazo de sete a dez dias.

Com os testes rápidos para a dengue, a confirmação da doença será muito mais rápida: em um período de 20 a 30 minutos após a coleta será possível saber se o resultado é positivo ou não.

Essa é a primeira vez que esse tipo de teste será utilizado na rede pública de Joinville. O pregão para a compra ocorre no próximo dia 17 e a estimativa é que os produtos comecem a ser disponibilizados nas unidades de saúde a partir de julho.

O diagnóstico rápido da dengue permite que os casos sejam melhor notificados na cidade, além de ajudar no planejamento de ações no combate à dengue.

Segundo o Painel da Dengue, a cidade tem atualmente 8.544 confirmados e outros 6.012 sob investigação. Os bairros da zona Sul são os que registram mais casos, com o Petrópolis na liderança com 1.254 casos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde