Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Julio Tedesco, visionário empresário de SC, morre vítima da Covid-19

Empreendedor corajoso e inovador, ele atuou de maneira destacada no turismo de Balneário Camboriú

Mais uma lamentável e triste notícia envolvendo esta calamidade que é o coronavírus. Faleceu hoje no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o empresário Julio Tedesco, um dos maiores empreendedores de Balneário Camboriú  e do Vale do Rio do Peixe. Ele deixa esposa, filhas e netas.

Julio TedescoJulio Tedesco foi dos maiores empreendedores do turismo em Balneário Camboriú – Foto: Arquivo

Além de responsável pelo reflorestamento em várias áreas na região de Caçador, ele manteve a tradição familiar de seu pai, o visionário Primo Tedesco, com uma sólida e moderna indústria de fabricação de papel.

Julio Tedesco foi o eleito para receber a Medalha do Mérito Indústria pela Federação das Indústrias.

Segundo a imprensa de Camboriú, Tedesco “tem uma longa e fundamental história no desenvolvimento do turismo de Balneário Camboriú, mas a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina lhe foi concedida por outra de suas atividades, a produção de papel e celulose através da Primo Tedesco S.A, uma das maiores produtoras de sacos para cimento na América Latina.”

Julio também recebeu da Associação Comercial e Industrial de Balneário Camboriú a medalha Baltazar Pinto Corrêa, como forma de reconhecimento pelo pioneirismo e pela sua relação especial com a história de Balneário Camboriú.

Ele  também foi honrado com o título de Cidadão Honorário da cidade. Lá, implantou o Parque Unipraias, a Marina Tedesco e uma longa lista de empreendimentos ao longo de mais de 50 anos que tornaram a Barra Sul uma das regiões mais conhecidas e valorizadas no Brasil.