Laboratório de análises clínicas torna-se modelo em gestão

Iniciativas melhoram produtos e serviços a clientes e também a outros laboratórios

Coletas aumentaram, possibilitando crescimento e melhorias na gestão – Foto: DivulgaçãoColetas aumentaram, possibilitando crescimento e melhorias na gestão – Foto: Divulgação

Mesmo antes da pandemia do corona vírus, que inundou os laboratórios de pedidos de exames da Covid-19, o empresário Carlos Nyander Theiss vinha ampliando a estrutura de suas unidades na Grande Florianópolis, prevendo que a saúde exigiria demandas especiais no futuro. Hoje, ele conta como atravessou o processo e gerou frutos na gestão, que ainda devem repercutir fortemente em sua marca.

“Os laboratórios fornecem números que são indicadores importantes para a saúde das pessoas e nesta área tão sensível, o atendimento personalizado é fundamental”, afirma Theiss.

Ele conta que vem oferecendo a outros laboratórios capacitação para melhorar a qualidade de seus processos por meio da qualificação em gestão.

Foi o caso do projeto em paralelo que desenvolveu, o “Laboratório Azul”. No início de 2021, em que o farmacêutico esteve em contato com colegas do ramo através das redes sociais para trocar informações, com o propósito de melhorar a gestão no setor de análises clínicas. Hoje, este projeto evoluiu e se tornou um modelo de gestão para os laboratórios de todo o Brasil, disseminado através de cursos e mentorias online.

Segundo Nyander Theiss, é necessário trabalhar pela melhoria geral dos laboratórios, já que a saúde deve continuar a trazer demandas importantes. “Outro ponto é que na pandemia, os laboratórios foram obrigados a expandir e agora, com o aumento da imunidade e a diminuição da demanda por exames, é preciso saber gerir esta situação”, ressalta o farmacêutico e empreendedor.

Uma marca em expansão e com visão de futuro

Com origem em Santo Amaro da Imperatriz, o LabVital está no mercado há 16 anos. Possui unidades de coleta em Palhoça, Centro de Florianópolis e em Águas Mornas. Para 2022, Theiss pretende investir em outras áreas da saúde, com mais uma unidade em Santo Amaro, desta vez com um olhar mais abrangente na saúde.

Neste caminho da diversificação dos serviços, o desafio de atender o público de forma humanizada e com qualificação é constante e o LabVital já tem, por exemplo, a certificação GPTW (Great Places to Work) que demonstra a satisfação dos funcionários em estar colaborando para a empresa.

O laboratório também recebeu recentemente a certificação DICQ, que é um selo de qualidade para laboratórios de análises clínicas. O LabVital é um dos poucos laboratórios de análises clínicas acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação DICQ na região. Menos de 4% dos laboratórios do Brasil tem este selo.

A conquista do selo é resultado de um trabalho intensivo para garantir a qualidade de todos os processos, a partir de auditoria interna e externa para confirmar a adequação a todos os critérios da rigorosa norma técnica.

A acreditação comprova que o laboratório segue padrões de normas nacionais e internacionais que asseguram a qualidade dos processos. É um trabalho contínuo, pois a acreditação é renovada anualmente.

Todos os setores do LabVital se envolveram para obtenção do selo, da gestão às áreas técnicas. Foi criado um setor de qualidade, para monitorar todos os processos e a documentação necessária.

Para o público, é mais uma garantia de que os exames clínicos passam por rigoroso controle, tanto interno quanto externo.

Laboratório tem pessoas experientes em coleta

O LabVital é um dos poucos laboratórios de análises clínicas acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação DICQ na região – Foto: DivulgaçãoO LabVital é um dos poucos laboratórios de análises clínicas acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação DICQ na região – Foto: Divulgação

No LabVital há um recrutamento bem definido com treinamento de coletores. Também há investimento diferenciado em materiais de coleta, dando um conforto maior para o paciente; contribuindo com a qualidade da parte pré-analítica. Há também técnicas de coletas para diminuir a dor, equipamentos para visualização de veias, pessoas experientes em coleta com crianças, ambiente lúdico, entre outros cuidados.

Atenção e cuidados depois do resultado

Quanto ao período pós-analítico dos exames, o LabVital também tem um diferencial, porque faz contatos com o paciente, dependendo da situação, perguntando se está tomando certos medicamentos, quando há resultados críticos, enfim, o retorno é feito todo o dia. Um trabalho humanizado na entrega, que pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Afinal, o resultado é um número. As pessoas querem um contato, saber mais, algo mais humanizado. Então, o laboratório recebe muito retorno, porque conecta de verdade com seus clientes, dando uma atenção especial a cada um.

Gostou das orientações?

Saiba mais:

LabVital • Laboratório em Florianópolis, Santo Amaro, Palhoça e Águas Mornas

Responsável técnico: Carlos Nyander Theiss – CRF/SC 5928

Informações e orçamentos no WhatsApp: (48) 99161-3657

Twitter

Instagram

Site

+

Saúde Mais

Loading...