Lages amplia vacinação em idosos a partir de segunda-feira

Na próxima etapa, serão vacinadas as pessoas com idade entre 85 e 89 anos; além disso, vacinação de idosos com mais de 90 anos continua

Lages vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (15). Nesta nova etapa, devem começar a receber a imunização as pessoas com idade entre 85 e 89 anos. A previsão é vacinar 1.116 lageanos deste grupo e, além disso, continuar a vacinação de idosos com mais de 90 anos.

Vacinação será ampliada para idosos entre 85 e 89 anos – Foto: Flávio Fernandes/Divulgação/NDVacinação será ampliada para idosos entre 85 e 89 anos – Foto: Flávio Fernandes/Divulgação/ND

Na segunda e terça-feira (15 e 16), o sistema drive-thru será mantido no Parque de Exposições Conta Dinheiro, das 9 às 21h. O local foi cedido pelo Sindicato Rural de Lages. “Especialmente nesses dois dias, os idosos que têm 85 anos ou mais poderão ser vacinados dentro do carro, de forma rápida, segura e confortável”, explica o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Simultaneamente, as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) estarão percorrendo os bairros da cidade para vacinar os idosos acamados acima dos 85 anos que são atendidos pelo programa. Já aos pacientes acamados nessa faixa etária e que não são acompanhados regularmente pelo SAD, a orientação é que a família entre em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para solicitar a presença do vacinador no domicílio, mediante agendamento.

Os dados da Secretaria Municipal da Saúde indicam que 786 idosos acima dos 90 anos estão com os cadastros ativos nas Unidades Básicas de Saúde. No entanto, a adesão desse público à vacinação contra a Covid-19 está abaixo do esperado. “Até o momento vacinamos apenas 301 idosos com mais de 90 anos. Essas pessoas devem nos procurar para serem imunizadas”, enfatiza o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Locais de vacinação dos idosos acima dos 85 anos

Além do drive-thru que terá continuidade na próxima semana e da vacinação a domicílio para os idosos acamados, as doses contra a Covid-19 seguem disponíveis aos grupos prioritários na Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, com entrega de senhas até as 18h15min. Em todas as situações, é necessário apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF para ser vacinado.

+

Saúde