Mundo Maria

Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Lentes de contato e facetas de porcelana: você sabe a diferença? Confira aqui

Um assunto que está em alta é qual dos dois procedimentos realizar para deixar o sorriso mais bonito; veja o mais adequado para você

Hoje vamos falar sobre sorrisos perfeitos e qual procedimento é mais indicado para cada tipo de dente, como colocar facetas de porcelana ou lentes dentais.

Confira a entrevista com Alana Pereira, dentista e professora de pós-graduação em Odontologia, doutora em Dentística e especialista em Estética Dental. Com dez anos de atuação no mercado, ela explicou a diferença entre esses procedimentos.

Alana Pereira, dentista entrevistada para tirar as dúvidas entre lentes dentais e facetas de porcelana – Foto: Reprodução/Arquivo pessoalAlana Pereira, dentista entrevistada para tirar as dúvidas entre lentes dentais e facetas de porcelana – Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Mas agora vamos ao assunto da matéria! O que são as facetas de porcelana e lentes de contato?

Foto com facetas de porcelana – Reprodução/ Instagram Doutora Alana Pereita/ NDFoto com facetas de porcelana – Reprodução/ Instagram Doutora Alana Pereita/ ND

As facetas de porcelana são capinhas finas feitas de porcelana ou de resina aplicadas sobre o dente. Elas são coladas na parte frontal dos dentes e geralmente necessitam de pequenos desgastes no esmalte dental para fazer correções dentárias e deixar o sorriso mais alinhado. As facetas surgiram para modificar o formato e a cor do sorriso.

Foto com lentes de contato – Reprodução/ Instagram Alana PereiraFoto com lentes de contato – Reprodução/ Instagram Alana Pereira

Já as lentes de contato possuem uma diferença no momento da colocação. Elas são capas ultrafinas de cerâmica e são menos invasivas, além de necessitar menos desgaste nos dentes. Também são destinadas a branquear e corrigir a estética.

Segundo Alana, quem procura colocar as facetas e as lentes dentais são  “pacientes que amam se cuidar e que estão por dentro das tendências”.

As facetas e lentes sempre existiram, principalmente no meio artístico, entre atores e atrizes de novelas e filmes, mas geralmente eram feitas bem naturais de forma que muita gente ficasse em dúvida se eram dentes naturais ou não.

Nos últimos anos, ocorreu a febre das lentes brancas, quadradas e artificiais, que caiu no gosto dos jogadores de futebol e aí o procedimento se popularizou.

Infelizmente, as facetas chamam mais a atenção quando comparadas com o sorriso natural. Por isso surgem dúvidas entre as pessoas na hora de realizar o procedimento.

Alana afirmou que escuta muitos comentários pejorativos em torno desse assunto, porém quando bem feitas e planejadas elevam muito a auto estima. “Passou-se a época de se colocar as tão brancas para as de cor mais natural possível.”

E qual o tipo mais adequado para cada pessoa?

Segundo Alana, a indicação de cada tipo de faceta varia de acordo com o perfil e a necessidade do paciente. Vale lembrar que lentes de contato são consideradas mais conservadoras, pois na maioria dos casos os desgastes são mínimos nos dentes.

Contudo, as facetas de porcelana quando realizadas por um profissional experiente e capacitado também proporcionam uma mudança linda no sorriso, com um desgaste dental quase imperceptível. É um mito dizer que as facetas estragam os dentes!

E aí, conseguimos tirar as dúvidas de vocês? Espero que sim!

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.