Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Livro reflete sobre o impacto da pandemia da Covid-19 nos centros urbanos

Uma das organizadoras diz que uso dos espaços públicos pela população é um dos eixos centrais da discussão

Acaba de ser lançado o livro “As cidades e a Covid-19: necessidades, expectativas e tendências trazidas pela pandemia”, que reúne textos de pesquisadores de todo o país. A obra, viabilizada pela Estação Via e pelo Movimento Traços Urbanos, está disponível na internet para download.

Clarissa Stefani Teixeira, uma das organizadoras do livro “As cidades e a Covid-19”  – Foto: Divulgação/NDClarissa Stefani Teixeira, uma das organizadoras do livro “As cidades e a Covid-19”  – Foto: Divulgação/ND

A professora da UFSC Clarissa Stefani Teixeira, organizadora da publicação ao lado de Ágatha Depíné, falou com a coluna sobre os impactos da crise sanitária que são discutidos pela publicação.

O que permeia as reflexões publicadas no livro sobre a pandemia da Covid-19 e as cidades?
Alguns desafios aparecem, entre eles como o cidadão vai conseguir desenvolver sua vida, com bem-estar e qualidade de vida, utilizando inclusive os espaços públicos.

Com todas as limitações e angústias que fazem parte da realidade atual. Uma das questões é o uso dos espaços de forma segura pelo cidadão.

Livro trata sobre reflexos da pandemia da Coid-19 nos centros urbanos – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/Secom/NDLivro trata sobre reflexos da pandemia da Coid-19 nos centros urbanos – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/Secom/ND

O que a gente pode falar sobre as tendências da era pós-Covid-19?
O isolamento social leva a uma angústia, uma necessidade de ter contato com as pessoas. Isso é próprio do ser humano. Acho que a questão do encontro físico é o principal ponto. Todos esperam com muita ansiedade. Sem falar das viagens, as pessoas querem voltar a ter essas experiências.

A gente tem falado muito em reinvenção. Quando se fala em cidades, o que vale destacar no atual momento?
O livro fala também da resiliência, das pessoas e organizações que conseguiram se adaptar e se reinventar e estão conseguindo se manter. Também trata dos aspectos psicológicos que a pandemia está trazendo com muita força, e que dificultam a resiliência. Destaca ainda a inovação e a transformação digital, importantes para permanecer no mercado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...