Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Luto na medicina de SC pela morte do dr. Isaac Lobato Filho

Dr Lobato foi pioneiro na cirurgia cardíaca em SC e no sul do Brasil

Mais um período de luto e profundo pesar na medicina de Santa Catarina.  Faleceu hoje em Florianópolis, aos 96 anos de idade, o cardiologista Isaac Lobato Filho.  Era viúvo e deixa quatro filhos e vários netos.

O dr. Lobato foi um dos precursores da cardiologia em Santa Catarina e no Brasil.  Fundou a Faculdade de Medicina da Ufsc e o Instituto de Cardiologia.

Pioneiro na cirurgia cardíaca, sendo o primeiro a realiza-la no sul do Brasil com grande repercussão nacional.

Maranhense, era primo irmão do ex-presidente José Sarney, com quem manteve durante décadas uma forte relação de amizade, através de constante comunicação.

Ele veio para Florianópolis, a convite do então govenador Aderbal Ramos da Silva, dois anos depois de formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro.

O médico Felipe Simão, uma das maiores expressões da cardiologia em Santa Catarina e no Brasil, era seu genro.

Além de um profissional médico de alta qualificação era um excepcional ser humano.  Fala mansa, tranquilo, diálogo amistoso, deixa um grande legado para a medicina e a para as novas gerações de catarinenses e brasileiros.